A Caravana Bahia, um projeto inovador da Bahiatursa, vai pela primeira vez a Nova York, nos Estados Unidos, desta segunda (20) a sexta-feira (24), para visitar individualmente cerca de 20 empresas do setor turístico – operadoras e agências de viagens –, municiando-lhes de material promocional e publicações com as últimas novidades do destino Bahia. A Caravana é um projeto desenvolvido pela Bahiatursa com o apoio da Embratur e tem a parceria do trade baiano e da companhia aérea American Airlines (AA).

Esse projeto, segundo o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, “é uma ação que vem merecendo uma atenção especial da empresa, pois entendemos que esse contato direto com o agente de viagem e a operadora, individualmente, tem apresentado bons resultados. O fato é que eles ficam muito mais preparados e com maior poder de convencimento para vender o produto Bahia”.

Cidades visitadas

O programa teve início por Lisboa (Portugal), seguindo para as cidades de Montevidéu (Uruguai), Lima (Peru), Santiago (Chile), Miami (EUA), Buenos Aires e Córdoba (Argentina) e agora chega a Nova York (EUA). Em novembro, está prevista uma visita da Caravana ao mercado europeu, provavelmente à cidade de Madri. “No momento, já foram visitadas 140 operadoras e agências de viagens, e capacitados 280 profissionais do setor. A ideia é atingirmos, até o final do ano, 200 visitas individuais e capacitar mais de 400 agentes de viagens”, especificou Medrado.

Para a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, esse trabalho feito em conjunto com o trade turístico da Bahia, além de capacitar melhor o profissional desses principais emissores de turistas para a Bahia, mostrando os principais produtos, segmentos e serviços turísticos, vai reforçar as frequências dos voos da American Airlines (AA), que fazem a ligação de Nova York à Bahia, via Miami.

Ainda de acordo com a diretora, o trabalho de capacitação é tão importante que “basta verificar que, a partir de 2009, quando conseguimos o primeiro voo direto de Miami, o número de turistas dos EUA aumentou consideravelmente, em função de um trabalho sistemático de promoção do destino Bahia feito durante a realização das feiras e outros eventos turísticos”.

Rosana disse que acredita que esse novo sistema de visitas individuais deverá apresentar um resultado muito melhor. “Estamos esperançosos de que, ainda este ano, consigamos junto à AA mais uma frequência para o nosso estado, dentro do seu programa de expansão no mercado brasileiro”.

Etapas do projeto

O projeto Caravana Bahia é desenvolvido em duas etapas: no primeiro momento, a equipe de técnicos da Bahiatursa e de representantes do trade turístico da Bahia fazem o contato direto com operadoras/agências de viagens com distribuição de materiais promocionais (totens e cubos decorativos) com imagens dos principais atrativos turísticos, incentivando o agente de viagem a oferecer o produto Bahia.

Na etapa seguinte, é realizado um workshop reunindo todas as operadoras e agentes de viagens internacionais para a realização de um Seminário de Capacitação, quando será apresentado, também, um vídeo com as 13 zonas turísticas da Bahia. A comitiva será chefiada pelo gerente de Relações Internacionais da Bahiatursa, Billy Arquimimo, e terá a presença de representantes do trade turístico e da baiana Lucicleide Nascimento, tipicamente vestida, que fará o receptivo durante o evento.