Durante cinco dias, a cidade de Cachoeira, no Recôncavo, será invadida por turistas, estudantes e amantes da literatura e das artes atraídos pela Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que começa nessa quarta-feira (29) e vai até domingo (2). Com o apoio da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), vinculada à Secretaria do Turismo (Setur), o evento vai reunir autores nacionais e internacionais em 12 mesas especiais e debates.

“São esperadas cerca de 20 mil pessoas na cidade, que está com 100% de ocupação hoteleira. Um grande número de pessoas também se hospeda nas cidades vizinhas de Cruz das Almas, Santo Amaro, São Félix e até Feira de Santana”, afirma Marcus Ferreira, um dos coordenadores da festa, destacando que o evento já integra o calendário turístico e cultural da Bahia.

Como novidade, a festa literária passa a homenagear apenas um autor. A escolhida deste ano foi a yalorixá Maria Stella de Azevedo Santos – Mãe Stella de Oxóssi, escritora e ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro do Cabula, em Salvador. João Ubaldo Ribeiro, escritor baiano e acadêmico morto em julho, que participaria da festa, será celebrado com a mesa especial ‘Viva João Ubaldo Ribeiro’. A mesa terá como debatedores os escritores Ana Maria Machado e Geraldo Carneiro, sendo mediada pelo jornalista e escritor Fernando Vita.

Atrações

Em paralelo às mesas de discussão, acontecem shows musicais e a Fliquinha, dedicada ao público infantil, que ganha agora um espaço especial, o Cine-teatro Cachoeirano, um dos mais antigos do país. A programação musical fará uma homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, que também será tema da mesa de abertura na quarta-feira, às 20h, com a participação de Stella Caymmi e Marielson Carvalho e mediação de Mira Silva.

Durante todas as noites, a Praça da Aclamação terá apresentações. Entre as atrações, Juliana Ribeiro, Samba de Roda Filhos de Caquende, as Filarmônicas Lyra Ceciliana e Minerva Cachoeirana, além dos espetáculos ‘A Coisa’, com Jackson Costa, e ‘Do Samba Chula ao Samba Reggae’, com Ricardo Bittencourt, Claudia Cunha, Will Carvalho, Guida Moira e Aloisio Menezes.

Localizada a 110 quilômetros de Salvador, Cachoeira possui construções históricas como a Capela de Santa Bárbara, o Chafariz Imperial, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, a Matriz Nossa Senhora do Rosário e o sobrado da Irmandade da Boa Morte – grupo composto por mulheres negras remanescentes de escravos. Outras atrações do município são a culinária, o tradicional samba de roda, os passeios de barco pelo leito do Rio Paraguaçu, e as visitas às comunidades quilombolas.