Música e ecoturismo. A boa mistura se encontra na Chapada Diamantina, uma das regiões turísticas mais famosas da Bahia. Com opções de entretenimento para todos os gostos, a 16ª edição do Festival de Lençóis, que conta com o apoio da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), acontece desta quinta-feira (9) a sábado (11), com novidade.

Pela primeira vez, o festival, que já faz parte do calendário de eventos da região, traz para o público uma atração internacional. Patrice Fisher, harpista de jazz latino, um dos grandes nomes do festival de jazz de New Orleans, se apresenta no sábado, acompanhada pelo Grupo Arpa.

A expectativa é que a Praça Horácio de Matos, onde acontecem os shows, no centro da cidade, receba cerca de 25 mil pessoas durante os três dias de festa, entre moradores e turistas, para acompanhar mais de 15 atrações que se apresentam em shows gratuitos, a partir das 20h.

Artistas consagrados da Música Popular Brasileira (MPB) como Zizi Possi, Baby do Brasil e Jorge Vercillo também estão na programação, além de atrações do cenário musical baiano e local.

Infraestrutura completa

Principal destino da Chapada Diamantina, a cidade de Lençóis dispõe de uma infraestrutura completa para acolher os visitantes. Com uma média de 4 mil leitos, divididos entre hotéis e pousadas, a taxa de ocupação já beira os 70%, mas a expectativa é que aumente até o início da festa. O município recebe, por ano, mais de 100 mil turistas de todas as partes do mundo.

Com uma programação variada, o Festival de Lençóis vai além da grade musical. Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar moradores e visitantes para a conservação da Chapada Diamantina, o festival uniu-se a instituições de preservação ambiental, como Gal (Grupo Ambientalista de Lençóis) e Bral (Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis), e abraçou o Projeto Cidade Musical.

Além dos shows, serão realizadas, das 17 às 19h, oficinas musicais e a exposição fotográfica ‘Unidades de Conservação da Bahia’, do fotógrafo Ruy Rezende.

Ecoturismo

Localizada a 425 quilômetros de Salvador, a cidade de Lençóis, reduto do ecoturismo, conserva viva a memória dos anos áureos da exploração do garimpo. Considerada a capital do diamante, a cidade revela em suas ruas de pedra, onde se concentra o casario colonial, parte da história do Brasil.

Trilhas ecológicas, grutas, cachoeiras de águas cristalinas, fauna e flora diversificadas completam o charme e aumentam o encanto do município, uma das portas de entrada para quem visita a Chapada Diamantina. Para quem for ao festival, vale conferir também locais próximos, como Andaraí e Mucugê e o Vale do Capão.

O turista também vai encontrar uma rica gastronomia. Além da culinária internacional, a região tem curiosos pratos típicos da cozinha regional, como o godó de banana (ensopado feito com carne do sol e banana verde); cortado de palma (um tipo de cacto que é servido refogado e picado em cubos), moqueca de jaca, dentre outros.

Também é possível visitar os alambiques localizados na zona rural de Abaíra e Rio de Contas e conhecer a tradicional produção da cachaça da marca Abaíra, considerada uma das melhores do país. Várias agências de turismo atendem toda a extensão da Chapada Diamantina.

Como chegar

Para quem optar pela via aérea, são oferecidos voos regulares Salvador-Lençóis todas as terças, quintas e domingos. O Aeroporto Horácio de Matos fica a 20 quilômetros do centro de Lençóis, na BR-242. O voo tem duração de apenas 45 minutos. Telefone do Aeroporto de Lençóis: (75) 3625-8100; Aeroporto de Salvador: (71) 3204-1010.

Quem for de carro partindo de Salvador, deve seguir pela BR-324 em direção a Feira de Santana. Em seguida, entrar na BR-116 sentido Rio de Janeiro e, 70 quilômetros depois, acessar a direita na BR-242, sentido Brasília. Após mais 210 quilômetros, estará na entrada de Lençóis, à esquerda.

Se for de ônibus o percurso dura em média sete horas. Os transportes intermunicipais oferecem poucas opções de itinerário e não possuem horário regular. Por isso, para facilitar o deslocamento uma boa opção é contratar um translado ou fechar um pacote com uma agência. Você pode obter ajuda através do Disque Bahia Turismo (71) 3103-3103.

Confira a programação completa da 16ª edição do Festival de Lençóis na página da Secretaria de Turismo da Bahia.