Os preparativos para a realização do I Congresso Nordestino de Municípios, que acontece de 11 a 13 de novembro, em Salvador, foram discutidos nesta terça-feira (21) entre a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeita Maria Quitéria, e o secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão. O evento vai permitir amplo debate sobre a gestão pública municipal, visando a prática de ideias inovadoras.

A Secretaria do Turismo apoia a iniciativa que trará à capital baiana prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e técnicos da administração pública dos estados nordestinos. "Eventos desta importância incrementam toda a cadeia produtiva do turismo antes da alta temporada de verão", destacou o secretário Pedro Galvão. A Setur terá um estande no pavilhão do congresso para divulgar as 13 zonas turísticas do estado.

A realização do Congresso é uma parceria da UPB com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e demais entidades municipalistas do Nordeste, além de governos estaduais. “Vamos expor os desafios enfrentados pelas prefeituras em um processo interativo de trocas de experiências e estudos de alternativas; porém, o mais importante é estabelecer uma agenda conjunta entre municípios da região”, afirmou Maria Quitéria.

Com o tema ‘Oportunidades e possibilidades para o Nordeste’, a UPB quer contribuir para o avanço de um projeto coletivo de desenvolvimento para o Nordeste, mobilizando forças políticas e sociais. Maria Quitéria informa que o foco deste trabalho está na implementação de estratégias de enfrentamento de desafios decorrentes da desigualdade regional.