Tendo a religiosidade como atrativo mais forte, o município de Monte Santo, na região nordeste da Bahia, realiza entre quinta-feira (30) e sábado (1º) a Romaria de Todos os Santos, que tem mais de 200 anos de tradição. Em um percurso de 4 quilômetros, os romeiros sobem o monte, onde está o Santuário Santa Cruz, para agradecer as graças alcançadas, fazer e renovar pedidos.

Durante o trajeto, o grupo entoa cantos e rezas ou segue em oração silenciosa. As homenagens ao Dia de Todos os Santos têm o ponto alto na sexta-feira (31), com missas na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, às 11h, 15h30 e 19h, e no Santuário Santa Cruz, às 9h. Antes, no dia 30, uma missa, às 20h, na Igreja Matriz, abre a programação, que segue no dia 1º com missas nos dois locais, pela manhã. A cidade tem a expectativa de receber 200 mil pessoas.

Atrações musicais

A programação musical acontece a partir das 21h, no espaço de eventos da cidade. No dia 30, Pablito do Arrocha e a Banda Volúpia promovem um ‘esquenta’, animando os visitantes para o grande dia. No dia 31, o som fica por conta de Tayrone Cigano, Harmonia do Samba, Oito7Nove4, Brega e Vinho e Forrozeiros da Moleka. Também consta na programação a exibição do documentário ‘O Imaginário de Juraci Dórea’, a partir das 19h, no palco da Praça da Matriz.

História

O Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, celebra católicos e não católicos que dedicaram a vida ao próximo. A romaria em Monte Santo começou em 1775, quando o frei capuchinho Apolônio de Toddi, após celebrar uma missa no dia 31 de outubro, em uma capela improvisada, disse aos fiéis: “Nos dias santos venham visitar os santos lugares”. Esse dia, então, foi instituído como o dia da Romaria de Todos os Santos.