Para orientar os profissionais que manuseiam alimentos sobre a importância de conhecer os perigos de contaminação e desenvolver procedimentos de higiene, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), em Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac), realizou esta semana workshop para atender aos municípios de Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe e Correntina, na região oeste da Bahia.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre ambulantes, merendeiras, cozinheiros, auxiliares de bares, restaurantes, pousadas e hotéis, da zona turística denominada ‘Caminhos do Oeste’. Criado para o Desenvolvimento e a Integração de Atividades Turísticas, o programa de qualificação profissional na manipulação de alimentos é uma ação voltada a promover a melhoria de atividades no âmbito do turismo.

A coordenadora pedagógica do programa, Vanete Fonseca, explicou que a proposta é disseminar e implantar ferramentas de controle da melhoria da qualidade e segurança dos alimentos, incentivando as boas práticas de higiene na produção, preparo e distribuição. "Durante o evento, foi possível conscientizar os profissionais sobre as boas práticas na manipulação de alimentos e da adequação dos estabelecimentos no cumprimento da legislação”, afirmou Fonseca.

Segundo o subsecretário do Turismo da Bahia, Benedito Braga, é importante valorizar a produção associada ao turismo e incorporá-la na oferta ao público é importante para todos os segmentos. “As ações da Setur visam ao fortalecimento dos negócios, tornam os destinos mais conhecidos e atraentes e, na outra ponta, o turismo passa a ser uma possibilidade de ampliação dos canais de comercialização de produtos e serviços”.