Desde o início de novembro, os aposentados e pensionistas do Estado – um público estimado em 110 mil pessoas – dispõem de mais qualidade no atendimento de suas demandas. Com a mudança do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) do Brotascenter para o SAC Servidor, os usuários passaram a ter mais conforto e celeridade nos serviços. De acordo com dados da Superintendência de Previdência (Suprev), vinculada à Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), mais de 1,1 mil atendimentos presenciais foram realizados. No total, o SAC Servidor, criado em 2013, realizou mais de 21 mil atendimentos em seu primeiro ano de funcionamento.

Das unidades do Ceprev em todo o estado, a do Brotascenter era a mais conhecida e procurada pelos beneficiários, porém já não oferecia estrutura para atendimento adequado aos usuários. No SAC Servidor, há mais guichês, amplo espaço e com o Sistema Atende, que gerencia o atendimento e confere agilidade nos serviços. O servidor inativo da Secretaria da Saúde (Sesab), José Robério, na primeira visita à unidade, se surpreendeu com a rapidez no atendimento. “Vim fazer o cadastro da senha para acessar o contracheque online. Não houve espera e rapidamente fui chamado”.

A pensionista Maria das Graças Souza também se disse satisfeita com a mudança. “Para mim, que moro em Itapuã, foi ótimo, porque pego somente um ônibus e, em pouco tempo, estou aqui”. Ela foi ao Ceprev tirar dúvidas sobre alguns benefícios. Entre outros serviços, na unidade é possível realizar o recadastramento anual de inativos, solicitar certidão de tempo de contribuição, isenção do imposto de renda, simulação de aposentadoria, seguro habitacional, inclusão de filho maior inválido para fins de pensão, entre outros serviços.

Agilidade e conforto

Oferecer agilidade e conforto aos servidores estaduais é o objetivo principal do SAC Servidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na Avenida Otávio Mangabeira, no MultiShop Boca do Rio. Cerca de 80 servidores são atendidos diariamente no local. Sob gerência da Secretaria da Administração (Saeb), o posto exclusivo para o atendimento dos servidores estaduais oferece 85 serviços, como solicitação de aposentadoria, recadastramento no Planserv, tratamento de doenças, cursos de capacitação, Clube de Desconto, Valorização e Desenvolvimento do Servidor.

Serviço bastante procurado pelos beneficiários do Planserv no SAC Servidor é o Centro de Diabetes e Obesidade (CDO). Só no mês de outubro, 374 servidores receberam assistência. A unidade oferece atendimento multiprofissional a funcionários com diabetes e obesidade, além de tratamento pós-cirurgia bariátrica. O programa inclui ações de educação em saúde e prevenção de complicações desses agravos.

Pode aderir ao programa qualquer beneficiário do Planserv que tenha diabetes ou obesidade grau dois, com idade acima dos 20 anos. Para agendar o atendimento, o beneficiário deve entrar em contato pelo telefone 0800 56 6066. Na primeira consulta, o servidor passa por uma triagem com enfermeira, assistente social e médico clínico. Este último encaminha o servidor a endocrinologista, nutricionista – especialista em diabetes ou obesidade – e preparador físico. Caso haja necessidade, o paciente também é atendido por psicólogo.

Acompanhamento do paciente

Erivânia Souza é a assistente social do CDO, profissional que acompanha, analisa e propõe ações para promover o bem-estar físico, psicológico e social do paciente. Ela é responsável por realizar a caracterização socioeconômica e familiar, buscando atender questões que venham a interferir na vida social. “Nós temos uma ficha de evolução, pela qual vamos acompanhando cada passo do paciente” explica.

A servidora da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Lucia Gomes Almeida, faz tratamento para obesidade no CDO há três meses. Já passou pela maioria dos profissionais e elogia o serviço. “Os médicos são muito atenciosos e não há espera porque os atendimentos são agendados. Estou gostando muito”.