Cerca de 400 servidores públicos em vias de se aposentar, acompanhados de seus familiares, participaram, nesta segunda-feira (17), da abertura do encontro do Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria (Prepare-se), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador. O número de participantes é recorde, segundo a organização do evento, promovido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). “Mostra que o programa vem despertando, cada vez mais, o interesse dos servidores que estão prestes a enfrentar esta nova etapa da vida”, afirma o superintendente de Previdência Estadual, Pedro Araújo.

O evento, que prossegue até sexta-feira (21), tem como objetivo a preparação desse público para uma vida plena e ativa. A programação inclui palestras sobre previdência estadual, endividamento na terceira idade, legislação sobre aposentadoria, qualidade de vida, empreendedorismo, educação financeira, entre outros. Também estão previstos apresentação teatral, sorteio de prêmios e entrega de certificados. Como acontece em todas as edições, os participantes contam também com feira e serviços, onde terão oportunidade de aferir a pressão arterial, medir a taxa de glicemia e a pressão ocular.

Para o servidor Paulo Leão, que irá se aposentar em breve, os esclarecimentos são importantes porque ajudam o servidor a conhecer seus direitos e se preparar em todos os aspectos para essa mudança. “Sou da Secretaria de Agricultura [Seagri] e tenho 40 anos de serviço público. A mudança na rotina causa impacto porque muitas pessoas não se preparam para esse momento e passam a achar que, após a aposentadoria, terão uma vida ociosa. Eu quero mesmo é aproveitar o que eu construí ao longo da minha [vida] e já tenho projetos para o futuro: viajar é um deles”.

Reflexão

De acordo com Pedro Araújo, a intenção é promover uma reflexão sobre a nova fase na vida dos servidores. “Este ano trouxemos inovações como sorteio de prêmios e depoimentos de pessoas já aposentadas para servir de exemplo aos servidores. O importante é priorizar a felicidade, que deve ser planejada da maneira de cada um”.

O Prepare-se acontece duas vezes ao ano, uma na capital baiana e outra no interior do estado. Em 2014, a cidade contemplada foi Paulo Afonso, no Vale do São Francisco. A meta do programa é atingir cada vez mais servidores e orientá-los da melhor forma para que possam aproveitar ao máximo esse novo momento de suas vidas.