Oferecer mais transparência no trânsito de dados aos cidadãos baianos é o objetivo do Governo do Estado, ao promover ações para intensificar a segurança de dados e informações na área de tecnologia dos órgãos e secretarias, no âmbito da administração pública. Na última terça-feira (25), foi promovido o III Encontro de Segurança da Informação, que reuniu cerca de 100 gestores de tecnologia da informação e das áreas de negócios dos órgãos e unidades do Estado, no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Durante o encontro, foram definidas as diretrizes e estratégias para 2015, com o objetivo de fortalecer esse modelo de trabalho.

O evento foi organizado conjuntamente pela Coordenação de Tecnologias Aplicada a Gestão Pública, da Secretaria da Administração (CTG/Saeb), pelo Escritório de Segurança da Informação do Poder Executivo Estadual (ESI) e pelo Grupo Temático de Segurança da Informação do Fortic – Comitê de Gestores de TIC do Poder Executivo Estadual. “Com a realização deste evento, o governo mostra que a segurança da informação é fator essencial para o sucesso das atividades de gestão”, afirma o coordenador da CTG/Saeb, Victor Nunes.

Durante o encontro, foi apresentado aos participantes o cenário de segurança da informação do Poder Executivo Estadual, com a demonstração do índice de maturidade em Segurança da Informação (SI) de 2014, comparando-o com os dois anos anteriores. Também foi discutida a Norma 17 de SI, que trata sobre o uso de dispositivos móveis nas unidades do Estado, apresentando a experiência de Secretaria da Segurança Pública (SSP) nos grandes eventos, a exemplo da Copa do Mundo 2014.

Outros temas discutidos foram os principais aspectos do Marco Civil da Internet, na visão do Ministério Público da Bahia, além de uma mesa redonda com a participação de gestores de TI do Estado, onde foram abordados os desafios encontrados para implantação da Política de Segurança da Informação (PSI) do Poder Executivo Estadual dentro das unidades. Neste sábado (29), comemora-se o terceiro ano de implantação desta política.