Agricultores familiares da região de Vitória da Conquista participaram de um Dia de Campo sobre práticas agroecológicas, promovido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), com o tema ‘Agroecologia ou Agrotóxico? Saúde e Meio Ambiente’, na Escola Municipal Marlene Flores, localizada no povoado de Lagoa das Flores.

A programação do evento, realizado na terça-feira (11), constou de palestras sobre temas relacionados à agroecologia. Uma delas, ‘Agroecologia e Segurança Alimentar’, foi feita pelo engenheiro agrônomo e gerente regional da EBDA, em Irecê, Edvaldo Reinaldo, que falou sobre a importância da produção agroecológica para os agricultores, consumidores e o meio ambiente.

“Para termos saúde é preciso alimentos de qualidade e sem resíduos de agrotóxicos”, afirmou Reinaldo. Segundo ele, o uso dos produtos químicos tem causado a contaminação da água, solo, meio ambiente e de todos os seres vivos, provocando o chamado desequilíbrio ecológico. A palestra teve o propósito de conscientizar os agricultores a trabalharem de forma sustentável.

Ronildo Rocha (34), morador do povoado Lagoa das Flores, por exemplo, deixou de usar agrotóxicos em suas plantações após assistir a uma palestra sobre agroecologia em Irecê, promovida pela EBDA, em 2012. Ele cultiva alimentos como coentro, alface, couve e cenoura, os comercializa nas feiras de Vitória da Conquista e distribui para municípios da região sul do estado, como Itabuna e Ilhéus.

O agricultor disse que fazia o uso excessivo de agrotóxicos e não tinha controle. “Hoje, tenho noção do mal que estava causando não só para o meio ambiente, mas também para a minha família e todos que consumiam as minhas hortaliças”.

Outro exemplo de conscientização ambiental é a agente comunitária de saúde, Fabiana Jesus Rocha (27), que participou da segunda palestra sobre agroecologia. “Tudo o que aprendo nas palestras realizadas pela EBDA repasso para todos os agricultores da minha comunidade”. O Dia de Campo teve o apoio da prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Ambiental.