Maior evento agropecuário do Norte e Nordeste, a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) deste ano terá um espaço reservado especificamente para receber exposições de diversos países estrangeiros. O estande foi batizado de Salão Internacional Fenagro 2014 e vai reunir vídeos, apresentações culturais, além de elementos de outras áreas, como a gastronomia e produtos de agricultura familiar. O projeto foi apresentado a integrantes do corpo consular baiano, na tarde desta quinta-feira (20), durante reunião na sede da Secretaria do Turismo (Setur), em Salvador.

A iniciativa é resultado de uma parceria da Setur, que já tem estande próprio montado na feira, com a Secretaria da Agricultura (Seagri). Essa ação tem o objetivo de internacionalizar a feira, que já faz parte do calendário de grandes eventos do setor, e aproximar a economia baiana e brasileira dos países participantes, gerando não só intercâmbio de métodos e técnicas produtivas, mas também trazendo à Bahia oportunidades de negócios no exterior.

Agenda de apresentações

Segundo o secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, essa é uma oportunidade de dar destaque internacional à produção agropecuária do estado e também visibilidade aos destinos turísticos. “Reconhecemos o potencial da Fenagro, como uma das maiores feiras do Brasil, para trazer visitantes para a Bahia e permitir que eles conheçam mais, que viajem pelos nossos polos produtores e também pelas nossas belezas naturais”.

Nos próximos dias, os cônsules de países como Turquia, Holanda, Grécia e Finlândia devem se reunir e organizar a agenda de apresentações na feira, que a cada dia deve homenagear algum dos participantes entre os 34 consulados que mantêm sede na Bahia. Para a cônsul da Grécia, Miriam de Almeida Souza, é também uma forma de confraternização e a integração deve crescer ainda mais. “Nossa expectativa é expandir as ações que já serão realizadas agora para, ano que vem, trazer representantes da economia e de outros setores dos participantes”.

Feira chega à 27ª edição

Este ano a Feira Internacional Agropecuária chega à 27ª edição e vai ser realizada entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, no Parque de Exposições, em Salvador. Na programação, além da exposição de animais, produtos e insumos agrícolas, há leilões de raças especializadas e outros eventos para investidores e produtores do setor. A Fenagro, que vai ocupar 115 mil metros quadrados do parque, tem a expectativa de receber mais de 150 mil visitantes este ano.

Para o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, promover a integração com mercados internacionais é importante para a troca de experiências e também para a criação de novos mercados. “A internacionalização da feira gera oportunidade de novos negócios e parcerias entre esses países, e ainda atrai olhares internacionais para a agropecuária baiana”.