As ações e projetos das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) durante os últimos oito anos foram reunidos no livro ‘Ser Solidário’, lançado nesta quarta-feira (19), em cerimônia na sede do órgão, no Campo Grande, em Salvador. Voltado para assistência social e garantia do direito à cidadania, principalmente de comunidades carentes e em risco social, o trabalho de homens e mulheres das VSBA contribui para a diminuição da desigualdade e melhoria da qualidade de vida da população.

O trabalho da instituição, em parceria com órgãos públicos e entidades da sociedade civil, inclui atividades em segurança, saúde, cultura, educação, garantindo o acesso a políticas públicas inclusivas à parcela da população que precisa. Durante o evento de lançamento do livro, que contou com a participação do governador Jaques Wagner, a presidente das VSBA e primeira-dama do estado, Fátima Mendonça, falou sobre a importância do trabalho que a instituição realizou nos últimos anos.

"Estou muito feliz por todo o trabalho dos homens e mulheres das Voluntárias Sociais nesses anos, resultado de muita luta e de esforços nossos e também de nossos parceiros. É uma alegria muito grande estar encerrando esse ciclo de multiplicação de ações do bem", avaliou a primeira-dama.

Wagner também elogiou o trabalho desenvolvido pelas VSBA, que, segundo ele, desempenharam um papel importante durante sua gestão como governador. "Esse livro é uma verdadeira prestação de contas à sociedade da gestão de Fátima Mendonça, que, acredito, deu uma forma contemporânea, uma nova visão, e só aumentou a qualidade e quantidade do trabalho social realizado na Bahia".

Livro

Produzido pela Editora Versal e assinado pelo coordenador do projeto, Caco Monteiro, ‘Ser Solidário’ resume a atuação das VSBA, que têm como referência a Política Nacional de Assistência Social, dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Além do atendimento à população carente, ainda foram realizadas capacitações que permitiram a formação de multiplicadores dos trabalhos das voluntárias.

Na saúde, por exemplo, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), contribuíram para implantação da primeira Casa de Parto em Salvador, dentro da política de saúde da mulher e do bebê, por meio do programa ‘Brasil Carinhoso’, lançado pelo governo federal, que propõe o investimento no parto normal.

A obra reúne sete personagens que foram beneficiados com os trabalhos realizados pelas Voluntárias Sociais da Bahia e contam suas histórias, dando vida aos projetos explicados no livro.