Mulheres de diversas comunidades carentes de Salvador participam, neste sábado (22), das 9 às 17h, da última etapa do projeto ‘Comunicação Popular: mulheres, mídia e empoderamento’, que tem o objetivo de garantir a promoção do direito à comunicação para grupos pertencentes às áreas urbanas mais populares da capital baiana.

As atividades serão realizadas, pela manhã, na Escola Municipal de Pituaçu, e, nos turnos vespertino e noturno, na ONG Bumbá, organização responsável pela promoção do evento, que tem o apoio da Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secom).

O projeto vai oferecer às participantes oficinas de capacitação nas áreas de fotografia, vídeo, redes sociais e grafite após a realização de cinco seminários com mulheres dos bairros de Pituaçu, Calabar, Nordeste de Amaralina, Uruguai e do Bairro da Paz. Também serão exibidos vídeos e seminários vão promover o aprofundamento da discussão sobre mulheres negras, ativismo e comunicação. A capacitação é destinada às mulheres que participaram das cinco etapas anteriores do projeto.

Rede de comunicadores populares

‘Comunicação Popular: mulheres, mídia e empoderamento’, projeto realizado pela ONG Bumbá, tem como eixo fundamental a construção de uma rede de comunicadoras populares que auxiliem e fortaleçam a comunicação em suas localidades de origem, e na Bahia como um todo. A principal estratégia é unir pessoas comuns com instrumentos simples de interação, comunicação e empoderamento.

Inicialmente o projeto foi desenvolvido em pré-etapas de mobilização em diversas regiões carentes de Salvador. Estes encontros cumpriram o objetivo de mobilizar as mulheres a partir de um vínculo mais seguro com a comunidade, garantindo uma sensibilização mais efetiva aos temas da comunicação e do feminismo