Desta sexta-feira (14) até o dia 22 de novembro, a Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano está de volta ao Centro de Cultura de Alagoinhas. Agora, em sua IV edição, o evento está cheio de novidades, mas mantendo os propósitos originais, tais como abrir espaço para importantes manifestações culturais da região, fortalecer e reafirmar a importância da política de territorialização do Estado, além de celebrar e preservar a memória das culturas populares.

Este ano, a programação está em clima de consciência negra, celebrada durante todo o mês de novembro. “Trouxe a força da negritude para o festival, além de destacar a exuberância e a energia que há nas culturas negras existentes também naquele território”, afirmou o diretor de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Chicco Assis. Vale destacar a participação da Companhia Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata), que, como o próprio nome revela, representa bem a tônica do evento este ano.

Talentos locais

Além da intensa presença dos talentos locais, a Diretoria de Espaços programou a grade aproveitando os habilitados pelo credenciamento de artistas realizado no primeiro semestre deste ano. O público poderá curtir espetáculos de teatro e dança, circuito de cinema, cortejo de manifestações populares, participar de debates sobre a cultura local e o uso de espaços culturais, oficinas – como grafitti, edição de fotos, criação literária e contação de histórias – e exposições. O encerramento será no Dia da Música, comemorado em 22 de novembro, encerrando o festival com o ‘I Rock Fest Alagoinhas’, que contempla a forte presença deste gênero naquele território.

Pertencimento

“Esse festival desperta na região o sentimento de pertencimento ao Litoral Norte e Agreste Baiano, de convergência entre as cidades, e uma apropriação muito positiva do espaço cultural. Afinal, o Centro de Cultura não pertence só a Alagoinhas, mas a toda região”, pontua a coordenadora do espaço, Jô Correia. Ela destaca, entre as principais características do festival, a oportunidade que proporciona aos artistas de expor os seus trabalhos para o grande público. “Como o Festival atrai bastante a atenção da população, ele acaba funcionando como um meio de difundir os nomes dos artistas locais”, explica.

A IV Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Espaços Culturais. O projeto é integrante do ‘Circuito de Festivais’, uma das principais ações do Programa de Dinamização dos Espaços Culturais da Secult – ‘Ocupe Seu Espaço’. Em 2014 o Circuito já passou por oito dos espaços culturais da secretaria.