A cidade de Guanambi, na região centro sul, celebra o retorno à atividade do Centro Cultural, espaço vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e que, após um período fechado para manutenção estrutural e qualificação da segurança para artistas, produtores e público, reabre as portas para toda a comunidade do Território de Identidade do Sertão Produtivo com duas semanas de programação gratuita. O secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, participa da cerimônia oficial nesta quinta-feira (6), às 19h.

A programação especial prossegue durante 10 dias, com shows, rodas de conversa, exposições, circuito de cinema, espetáculos de dança e teatro, palestra e aula pública, tudo pensado em acordo com a proposta de territorialização, que baliza o Programa de Dinamização dos Espaços Culturais – Ocupe Seu Espaço, da Secult.

Depois desse período, o Centro vai disponibilizar gratuitamente todas as suas pautas para artistas e produtores locais interessados em se apresentar no local até o fim deste mês (é preciso confirmar com a coordenação do espaço se a data está disponível), e edição especial do Programa de Gratuidade Pautas promovido pela Diretoria de Espaços Culturais da Secult.

“A reabertura do espaço tem um significado muito forte para a comunidade local e todo Território do Sertão Produtivo, pois é o principal e maior equipamento cultural do território, onde toda produção artística poderá se apresentar e contribuir para o desenvolvimento cultural local”, afirma o diretor de Espaços Culturais da Secult, Chicco Assis.

Espaço 

Centro é um dos 17 espaços geridos pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, por meio da Diretoria de Espaços Culturais da Secult e tem capacidade para 322 espectadores sentados na platéia da sala principal.

Conta ainda com três camarins, que dão acesso ao palco de aproximadamente 12,36 metros quadrados e uma boca de cena de quase cinco metros de largura por nove metros de altura. Inaugurado em 2006, passou para administração da Secult em 2009. Informações sobre pautas podem ser obtidas pelo telefone (77) 3451-9267 ou email ccguanambi@gmail.com.