Em ritmo de verão e fim de ano, o Cine Teatro Solar Boa Vista apresenta, durante todo o mês de dezembro, a programação especial ‘Aquecendo – Verão Solar 40º’. Localizado no bairro Engenho Velho de Brotas, o espaço cultural traz desta terça-feira (2) até o dia 21 deste mês, diversificação em eventos com espetáculos teatrais, concertos, shows e muito mais.

Para abrir a programação, os espetáculos teatrais do projeto Verão Cênico, nesta terça, trazem as obras Hermínia Miryam, a paixão de Eros e Solo Almodóvar, com entradas de R$ 2 a inteira e R$ 1 a meia e início às 20h. No dia 3, às 15h, o público infantil se diverte com o espetáculo ‘Os Saltimbancos da Esperança’, livre adaptação de ‘Os Músicos de Bremen’ dos Irmãos Griim. Com entradas de R$ 2 a inteira e R$1 a meia.

O primeiro final de semana de dezembro, nos dias 5, 6 e 7, será marcado pela peça Sortilégio II – Mistério Negro de Zumbi Redivivo, uma nova montagem do ator e diretor Ângelo Flávio em comemoração aos 10 anos de fundação do Coletivo de Atores Negros Abdias Nascimento e o centenário do artista e militante que dá nome ao grupo. O espetáculo tem classificação de 18 anos e entradas de R$ 4 a inteira, R$ 2 a meia, início às 20h na sexta (5) e no sábado (6) e às 19h no domingo (7).

Na terça-feira (9), será realizado o Concerto de Encerramento da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE) às 19h com entrada gratuita. No dia seguinte (10), o Cine Teatro é ocupado pelo projeto ‘Bigbands vai à Escola – Festival Inter-escolar de Hip Hop’. O evento contará com apresentações de Break, Grafite, Rap e Dj, além de um bate papo com MC Marechal do Rio de Janeiro e o show da banda baiana Fúria Consciente . A classificação é livre e a entrada é gratuita, porém o público é restrito por ser direcionado a convidados. Essa atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Para abrir a semana, no domingo, dia 14, o espaço recebe às 16h o show ‘Amor a Vida’ com Celson Vazedo e convidados, promovido por Celson Vazedo e Banda P.D.2. A classificação é livre e a entrada é gratuita. Na segunda-feira, às 19h, será apresentado ‘O Jardim Encantado’, espetáculo de dança que conta com a presença de 15 crianças de turmas de ballet de 3 a 11 anos, como finalização do ano letivo das escolas Ballet DiDuas e Educandário Ninho das Andorinhas, situadas nos bairros de Saramandaia e Arraial do Retiro, respectivamente. A classificação é livre e os valores das entradas são de R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.

Segunda quinzena

No dia 16, às 17h, será o encerramento do período letivo da Escola Municipal Maria José de Paula. Serão apresentadas duas esquetes do grupo de teatro da escola e a solenidade de entrega de certificados para a turma do 9º ano da instituição. O evento conta com público restrito e entrada gratuita. Já na quarta-feira (17), a sala principal recebe o Recital de Canto da Escola Baiana de Canto Popular, às 20h, realizado pela Escola Baiana de Canto Popular. A classificação é livre e a entrada é R$ 20 a inteira e R$10 a meia.

Nos dias 18, quinta-feira, e 20, sábado, o Festival LGBT FeshAAção será realizado no local. A turma do curso de graduação em Produção em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia promoverá as múltiplas linguagens – artes cênicas, audiovisual, fotografia – nos dois dias de apresentações e debates. O evento será produto da disciplina Oficina de Produção Cultural.

Na sexta-feira (19), Juliana Ribeiro vem com seu projeto ‘Amarelo-verão 2014/ 2015: Show Preta Brasileira’, às 20h. A classificação é livre e os ingressos tem os valores R$ 40 e R$ 20. Quem levar um quilo de alimento também paga meia. Na última atividade do ano, dia 21, o Solar vai receber o batizado de capoeira e troca de cordão da Associação Cultural Capoeiragem Regional às 13h. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

O Solar suspende as atividades a partir do dia 22, retomando no início de 2015, com a programação do Verão no Solar 40º, que acontece de 06 de janeiro a 11 de fevereiro.