Os espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) celebram o mês da Consciência Negra com programação especial. Além das consagradas ações que integram o Novembro Negro, acontece pela primeira vez o Circuito de Artistas Credenciados, com o tema ‘Culturas Negras’.

O evento promove, nos espaços culturais da capital e do interior, uma série de shows e espetáculos variados de artistas contemplados no edital de credenciamento realizado pelo órgão, em abril deste ano, que tem trabalho vinculado a atividades de promoção das culturas negras.

Oito dos 17 espaços culturais estão no roteiro do circuito, que passa pelo recém-reaberto Centro Cultural de Guanambi e por dois festivais de grande importância territorial do estado – a Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas (nordeste baiano), e a Semana da Consciência Negra, no Centro de Cultura de Porto Seguro (extremo sul).

O circuito tem o objetivo de ampliar a circulação e convocação dos credenciados, habilitados no processo de Credenciamento de Artistas, Grupos e Bandas dos Espaços Culturais da Secult, além de potencializar a programação já proposta pela secretaria neste mês.

O projeto integra o Novembro Negro, que reúne uma série de atividades desenvolvidas pela Secult há oito anos, com o propósito de fortalecer ações de promoção da igualdade racial neste mês, quando são celebrados o legado e a memória de Zumbi dos Palmares, herói da luta do povo baiano por uma sociedade livre e igualitária.