Integrantes do Conselho Estadual de Cultura (CEC) se reúnem na próxima sexta-feira (7), às 9h, na sede da Associação Cultural Mirante do Solar, na Ilha de Itaparica, para uma sessão plenária. Será a segunda vez que o atual grupo de conselheiros se une com a finalidade de debater políticas culturais fora de Salvador. A iniciativa é uma forma de conhecer demandas culturais da região e fortalecer o projeto para que outras reuniões do órgão aconteçam no interior da Bahia.

A realização da sessão plenária na Ilha de Itaparica é uma iniciativa do conselheiro de cultura Pasqualino Magnavita. Arquiteto de formação, ele está à frente das obras no local que sediará o evento. O Mirante do Solar é uma associação cultural sem fins lucrativos e de interesse público. A construção da sede foi iniciada em 2007 e concluída em 2014, tendo como objetivo incrementar a produção cultural da Ilha de Itaparica.

Segundo Magnavita, é importante que reuniões do Conselho Estadual de Cultura sejam planejadas para acontecer em cidades do interior. “Em Itaparica, por exemplo, não existe Conselho Municipal de Cultura, mas a vinda dos conselheiros estaduais pode estimular a criação do órgão".

Ações culturais

Magnavita explica que o Mirante do Solar se somará a outras iniciativas de valorização da cultura da Ilha de Itaparica. Além de espaços como a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, há ações focadas na cultura afro, indígena e do samba de roda. Uma das novidades oferecidas pelo Mirante do Solar será o escritório de assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

Por meio desta iniciativa, a população da Ilha terá acesso a serviços de arquitetura sem custo. O projeto será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pode servir como trabalho de extensão para os estudantes interessados em participar.