O pianista, cantor e compositor africano Ray Lema é a atração internacional escolhida para encerrar a temporada 2014 da Série TCA – Ano XIX, se apresentando com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), no domingo (23), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

O espetáculo inédito terá a regência do maestro paulista João Maurício Galindo e destaca repertório com 13 músicas da vasta obra de Lema, que possui mais de 20 discos gravados e diversas colaborações. Os ingressos para a apresentação única estão à venda nas bilheterias do TCA, no Campo Grande, nos SACs dos shoppings Barra e Bela Vista, no site ou pelo call center (71) 2626-5071.

Ray Lema já trabalhou com nomes como Stewart Copeland, baterista da banda inglesa The Police, e também com Chico César, cantor e compositor brasileiro. Em 2009, ele se apresentou no Brasil ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, sob a direção do próprio Galindo, quando gravaram CDs e DVDs como resultado dos concertos realizados no Auditório Ibirapuera, como parte da programação do Ano da França no Brasil. No TCA, Lema apresenta repertório semelhante, que inclui as canções ‘Black Atlantis’, ‘Cest une Garrone’, ‘Gaia’, ‘Orchestra of the Forest’, ‘Sahara’, ‘Stop Time’, ‘Tossangana’, ‘Twa taka nini’, entre outras.

Clipe

A passagem do artista pela capital baiana será muito movimentada, pois está prevista a gravação de um clipe com o cantor Saulo e ainda um workshop, que ele ministrará na Semana do Pensamento em Música, ação integrante da programação do III Encontro das Culturas Negras, projeto da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A

O encontro agrega realizações relacionadas com as identidades negras durante este mês, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra (20). Ray Lema estará na abertura, nesta sexta-feira (21), a partir de 18h, acompanhado do baterista Nicolas Viccaro, e ministrará o workshop ‘Os Ritmos Bantos’, com mediação do maestro e músico Letieres Leite.

Artista

O artista nasceu no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, África, em 1946. Estudou piano e órgão no Seminário dos Padres Brancos, onde ingressou para se tornar um sacerdote, mas o destino mudou a sua história. Como os pianos eram quase inexistentes no Zaire, ele aprendeu a tocar guitarra e descobriu os Beatles, Hendrix, Django Reinhardt e os Jazzmen americanos.

Em 1974, foi nomeado diretor musical do Ballet Nacional do Zaire com a missão de recrutar e dirigir músicos tradicionais para acompanhar o grupo, experiência que mudou sua vida e visão da música para sempre. Lema viajou da Floresta Equatoriana para o Kivu, do Baixo Congo para o Katanga, atravessando as regiões do Kasai em busca dos mestres de música do Congo.

Em 1979, mudou-se para os Estados Unidos a convite da Fundação Rockfeller. Ray Lema estudou a música de Bach, Chopin. Mozart e outros mestres da escola clássica europeia, mas sempre manteve nas suas composições o encontro entre as ricas tradições africanas e a música avant-garde. Desde 1982, ele  reside na França.

Regente

Um dos maestros mais atuantes do Brasil, João Maurício Galindo nasceu em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, em 1960. Professor de violino e viola, nos anos 1990, é atualmente diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. Suas atividades incluem ainda a série anual de concertos didáticos e beneficentes, na Sala São Paulo, intitulada ‘O Aprendiz de Maestro’. Galindo também apresenta dois programas na Rádio Cultura FM de São Paulo, com a proposta de ‘desmitificar’ a música de concerto.

Projeto

A Série TCA é uma realização da Secult, por meio da Fundação Cultural (Funceb) e TCA. A temporada 2014 – 19ª edição – presenteou o público baiano com uma diversidade de talentos consagrados da música e da dança em todo o mundo. A programação constou de espetáculos inéditos do músico estadunidense Bobby McFerrin, a Cia italiana Kataklò Athletic Dance Theatre, o pianista brasileiro Nelson Freire com a Osba, o músico cubano Chucho Valdés e a Compañia Antonio Gades de dança flamenca, da Espanha.