Música, ação poética, exposições, mostra de dança, circuito de cinema, espetáculos teatrais. O ‘III Encontro das Culturas Negras’ movimenta diversos espaços culturais em Salvador e no interior do estado em homenagem ao mês da Consciência Negra. Para ampliar e aprofundar o debate sobre o assunto, no dia 21, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) convida a sociedade para participar de um seminário sobre as políticas culturais voltadas ao tema, no Complexo Cultural dos Barris, na capital.

“Preparamos uma programação ampla e com diversas manifestações culturais para celebrar o mês de novembro. Somos um território de forte presença étnica e cultural afro-descendente. Nada mais natural do que celebrar e dedicar atividades à valorização e ao intercâmbio destas culturas. Além dessas atrações, é fundamental aproveitar esse momento de celebração para discutir questões efetivas, como as políticas culturais para os afrodescendentes”, afirma o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim.

Atrações musicais

Além do seminário, a programação na capital inclui diversos shows no Pelourinho, que celebra a data com nomes históricos do cenário nacional e artistas locais, que vêm fortalecendo a música de matriz africana. Até o fim de novembro, serão quase 80 atrações no local, entre shows, apresentações culturais e ensaios de blocos carnavalescos. Riachão, Dudu Nobre, Cortejo Afro, Gabi Guedes, Bankoma, Olodum, Didá, DaGanja, e Dão & a Caravana Black são alguns dos nomes presentes na programação promovida por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secult.

No Dia da Consciência Negra, dia 20, o Afoxé Filhas de Ghandy, Maracatu Santo Antônio, Gabi Guedes, Dão, Bankoma, Samba Chula de São Brás e Sambatrônica se apresentam nas ruas e os largos do Pelourinho. A programação completa está disponível no site do Pelourinho.

Workshops

De 21 a 28 de novembro, o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb),  vinculada à Secult, realiza uma edição especial da ‘Semana do Pensamento em Música’, com participação do conceituado pianista africano Ray Lema e do maestro baiano Letieres Leite. O evento terá dois workshops gratuitos na sede do CFA, no Pelourinho. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 no CFA ou pelo e-mail cfa.funceb@funceb.ba.gov.br.

Solar da Resistência

O grupo Gênesis e a Funceb, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secult, fazem uma homenagem ao coreógrafo baiano Mestre King, artista precursor da dança afrobrasileira, uma das fundamentais expressões artísticas da cultura e identidade negras na Bahia. A ‘Exposição Mestre King’ está em cartaz até 30 de novembro, no Espaço Xisto Bahia, nos Barris.

Exposições fotográficas, circuito de cinema, espetáculos teatrais e shows dão o tom do ‘Solar da Resistência’, no Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. No Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá, o ‘Ação Poética nas Comunidades’ leva a poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, a comunidades populares. O projeto, que acontece de 17 e 22 de novembro, promove oficinas artísticas gratuitas, culminando, na tarde da última data, numa grande intervenção artística e social aberta ao público.