A Orquestra Juvenil da Bahia, principal formação orquestral dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), recebe o maestro Thiago Tiberio, em concerto que acontece nesta quarta-feira (12), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

Na ocasião, o maestro vai reger a ‘Sinfonia Nº10 em mi menor’, do compositor russo Dmitri Shostakovich, e o ‘Concerto para Violino Nº1’, do compositor alemão Max Bruch, que terá como solista a violinista Angélica Olivo, grande expoente do violino da Venezuela e um dos spallas da Juvenil. Os ingressos custam R$ 2 (meia) e R$ 4 (inteira).

Carreiras

O maestro Thiago Tiberio é natural de Niterói, no Rio de Janeiro, e, mesmo estando no início da carreira como regente, já é louvado por seus pares devido à maturidade musical, clareza de expressão e precisão técnica. Entre suas colaborações mais recentes estão nomes como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquesta Sinfónica de Euskadi (da Espanha), a BBC Concert Orquestra (Reino Unido), a München Symphoniker (Alemanha), entre outras.

Angélica Olivo iniciou os estudos em violino no El Sistema de Orquestras Venezuelano – programa que inspirou a criação do Neojiba – em 2002 e desde então tem trabalhado com amplo repertório para o instrumento. Além de atuar como um dos spallas da Juvenil, ela já ocupou a mesma posição na Orquestra Sinfónica Juvenil Teresa Carreño da Venezuela e foi convidada para turnês na Ásia e na Europa com a Orquestra de la Juventud Venezolana Simon Bolívar.

Turnê

A Orquestra Juvenil da Bahia retornou recentemente de uma turnê na Europa, que passou por cidades da Itália, Suíça e Inglaterra. Criada em 2007, pelo diretor fundador maestro e pianista Ricardo Castro, a principal orquestra do Neojiba é integrada por crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 13 e 29 anos. O grupo se apresenta regularmente com músicos renomados do cenário internacional da música de concerto.

O Neojiba é um programa do Governo da Bahia, que tem por objetivo alcançar o desenvolvimento humano e a integração social de crianças, adolescentes e jovens por meio da prática musical coletiva e de excelência. O programa é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), gerido pelo Instituto Ação Social Pela Música (IASPM).