Nesta sexta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia o resultado das eleições que definiram os nomes que vão integrar seis grupos de representação de setores artísticos baianos – Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro – no biênio de 2015/2016. Conduzidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), os Colegiados Setoriais das Artes da Bahia estão previstos na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei 12.365/2011).

As listas de eleitos estão disponíveis neste link. O setor de Audiovisual está com o cadastramento de eleitores e candidatos reaberto até a próxima segunda-feira (17) de novembro, para garantir as eleições desta área, que não obteve, no primeiro momento, o quórum mínimo de candidatos validados.

Entre 16 de outubro e 4 de novembro, os 509 eleitores que se cadastraram para integrar o processo puderam votar, por meio de sistema online, nos representantes da sociedade civil que concorreram à função. Foram então registrados 367 votos, apurados e homologados pela Comissão Organizadora das Eleições dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia. Dentre 106 candidatos atuantes nos setores artísticos que apresentaram propostas, 36 foram eleitos, seis para cada setor, além de suplentes.

Ao lado de mais três representantes do poder público indicados pela Secult para cada colegiado, os novos representantes vão assumir o papel de orientar e respaldar decisões políticas, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelo poder público, prosseguindo um trabalho iniciado nos anos de 2013-2014, com a inédita construção desta instância social.