Espetáculo, cordel, mamulengos, fantoches, oficina e debates são as atrações de novembro na programação do TCA.Núcleo, que por meio do TCA.Irradia circula por espaços culturais de Salvador. Desta sexta-feira (7) até 19 de novembro, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI), grupo vencedor do edital, se apresenta no Centro Cultural Plataforma, no Espaço Cultural Alagados, no Cine Teatro Solar Boa Vista e no Teatro Castro Alves (TCA). Os ingressos para os espetáculos custam R$ 2 e R$ 1, e a oficina e os debates têm participação gratuita.
Em mais uma série de apresentações da peça teatral ‘Teodorico Majestade, As últimas horas de um prefeito’, o TPI se apresenta no Centro Cultural Plataforma nos dias 7 e 8, às 16h e 20h; no dia 15, às 16h e 20h, no Espaço Cultural Alagados; e no dia 16, às 18h, no Cine-Teatro Solar Boa Vista. Antes de cada apresentação, o mestre Shicó do Mamulengo mostra sua arte e talento manipulando com humor e improviso seus fantoches no Teatro de Bonecos João Redondo.

Oficina e discussões

O TPI também oferece a Oficina Cordel no Teatro ‘Desmontagem do espetáculo Teodorico Majestade’, no próximo sábado (8), das 8 às 13h, no Centro Cultural Plataforma. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita por meio do blog do TPI. São oferecidas 20 vagas para grupos de teatro da região.

Para encerrar a programação, o TPI propõe uma discussão no dia 18 sobre ‘Aplicabilidade das Leis’ e outra sobre ‘Reforma Política’, no dia 19. As discussões fazem parte do ‘Improviso Oxente’, projeto de debates com temas que servirão para a montagem do grupo – ‘Medida por Medida’, inspirado na obra homônima do autor inglês William Shakespeare. Os encontros acontecem na Sala de Ensaio do Piso A do TCA, nos dois dias, das 19 às 21h. A participação é gratuita.

Intercâmbio

O Teatro Popular de Ilhéus foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) do Edital TCA.Núcleo ‘Em Construção’, realizada em parceria com o Teatro Castro Alves. Até dezembro, o TPI ocupa o Complexo TCA com intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a montagem da nova peça do TPI.