Técnicos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) ainda prestam auxílio aos municípios atingidos pela chuva, em meados de novembro, orientando as prefeituras na elaboração da decretação de situação de emergência por meio do Sistema Online S2Id.

Caso o decreto seja reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e/ou homologado pelo Estado, vai garantir o repasse de recursos financeiros. De todos os municípios atingidos pela huva apenas quatro solicitaram a decretação – Camacan, Bom Jesus da Lapa, Barra do Choça e Euclides da Cunha.

Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Salvador Brito, o objetivo da presença de técnicos da Sudec nestes municípios mais atingidos foi verificar a extensão dos danos causados pela chuva, orientá-los e apoiá-los nos processos de decretação de situação de emergência, de forma que sejam apresentados os dados à Secretaria Nacional de Proteção de Defesa Civil, de maneira correta e eficiente, agilizando o processo de análise e, se for o caso, de reconhecimento.

Além disso, os técnicos reforçaram o trabalho de organização e fortalecimento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, na construção de um trabalho mais eficaz e efetivo de prevenção, preparação e resposta a eventos adversos, por meio do diálogo direto e troca de informações.