A troca de experiências inovadoras para a formação de professores na educação básica e a política nacional de formação de professores deram o tom do primeiro dia da ‘Pasantía de Intercâmbio Regional – Bahia’, nesta segunda-feira (10), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Estiveram reunidos professores e gestores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que integram o Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), responsável pela iniciativa. Na Bahia, a ação foi articulada pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof-BA), em parceria com o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

“A realização da Pasantía na Bahia nos cria uma grande expectativa no sentido de firmar laços permanentes em relação à formação dos profissionais de educação básica, para que possamos atuar no âmbito da interdisciplinaridade, atuando tanto no segmento do ensino médio como do ensino fundamental”, afirmou Nildon Pitombo, coordenador do Fórum Estadual de Educação, que é sediado na Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Integração

Durante a ‘Pasantía’ na Bahia, serão apresentadas diversas experiências realizadas em universidades públicas e escolas parceiras, localizadas em distintas regiões da Bahia. “Apostamos muito neste trabalho que propõe a integração dos países do Mercosul e tem a participação efetiva de nossas instituições públicas, como a Ufba, Uesc, Uesb, Uefs e UFRB”, destacou a coordenadora de Desenvolvimento da Educação Superior da Secretaria da Educação do Estado e integrante da comissão organizadora da Pasantía, Norma Vídero.

Segundo o coordenador da ‘Pasantía/Brasil’, Vitor Hugo Manzke, o evento tem como papel central a integração da educação, contribuindo para a sua qualidade, por meio do fortalecimento da formação inicial e continuada do docente. Representando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ruy Silva afirmou que a ‘Pasantía’ é uma ação fundamental para a promoção da mobilidade de gestores e professores que atuam no campo da formação docente.

Além dos gestores e educadores, também participaram do encontro a coordenadora técnica de EaD do IAT, Elisângela dos Reis Oliveira e os pró-reitores de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Universidade do Estado  da Bahia (Uneb), Elias Guimarães e Márcio Gomes, respectivamente. O evento tem continuidade na terça-feira (11), na Uneb, e na quarta (12), na Universidade Federal da Bahia (Ufba), prosseguindo até o dia 17.