Após três dias de exposições e apresentações de projetos, além de cursos, jogos e oficinas, o ‘Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura’, que teve a terceira edição realizada entre os dias 28 e 30 de outubro, na  Arena Fonte Nova, em Salvador, entra para o calendário de eventos na Bahia. Com mais de 20 mil participantes, o encontro marca as culminâncias de projetos realizados nas escolas estaduais durante todo o ano letivo.

“Essa é uma mostra da grandiosidade do jovem da escola pública. Quando é dada a oportunidade, ele corre atrás e responde com grande capacidade. Acredito que devido à sua importância, o evento marca, de forma permanente, o calendário cultural do Estado”, afirmou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto. “Os projetos de cultura, arte, esporte e ciência chegaram a todas as unidades, sem distinção. Portanto, todos estão de parabéns”.

A estudante Amanda de Oliveira, 16 anos, do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, em Inhambupe, na região nordeste da Bahia, aprovou a experiência. “Gostei bastante dos dias que participei. Achei os projetos muito bons e o que mais me chamou a atenção foi o interesse dos alunos, todos com muita vontade de mostrar os trabalhos desenvolvidos”.

Projetos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolve, durante o ano letivo, diversos projetos estruturantes nas escolas, voltados para a ciência, arte, esporte e cultura, que foram apresentados no Encontro Estudantil, entre os quais o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante), Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba) e Mostra da Educação Profissional, além de cursos e oficinas organizados pelos Centros Juvenis de Ciência e Cultura.

Os estudantes interessados em participar dos projetos devem entrar em contato com as diretorias das suas respectivas unidades escolares e obter informações sobre os calendários de inscrição. Os projetos passam por duas etapas – escolar e regional. Os selecionados participam da etapa final, que acontece no Encontro Estudantil Todos pela Escola, no segundo semestre de cada ano.