Os estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, participaram nesta terça-feira (4) de um aulão preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem neste sábado (8) e domingo (9). No auditório da escola, os alunos revisaram conteúdos de física, biologia, química e filosofia, completando mais um ciclo de atividades desenvolvidas no intuito de intensificar a preparação dos estudantes.

“Os aulões que promovemos viraram uma tradição na nossa unidade. Todos os anos, a comunidade escolar já conta com essa atividade que cumpre o objetivo de revisar os conteúdos das provas e de motivar os alunos que farão o exame. Cada vez mais, o Enem ganha mais importância dentro das políticas públicas que estão agregadas a ele”, avalia a diretora do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Firmina Viterbo.

A professora de biologia Luciene Balbino de Almeida destacou que o sucesso no Enem está, principalmente, no controle do tempo para o desenvolvimento de cada questão. “Os aulões são importantes porque, além de revisarmos os conteúdos, damos orientações aos nossos alunos, como por exemplo, que eles respondam, primeiro, os quesitos mais fáceis, otimizando o tempo”.

Reforço

Nesta última semana, o professor de física da unidade, Jorge Lúcio Rodrigues, ressalta que também é importante descansar, dormir cedo, se alimentar de forma saudável e evitar qualquer tipo de estresse. “Além disso, digo para os meus alunos que dediquem o seu tempo, nesse finalzinho, para revisar os assuntos que dominam”.

Aluno do 3º ano, Mateus Henrique Correia, 17 anos, conta que está se dedicando aos estudos com afinco para conquistar uma vaga no curso de engenharia mecânica ou engenharia elétrica. “Também tenho estudado muito em casa, conforme as orientações que recebemos dos professores. Mas os aulões são um reforço importante para revisarmos o que a gente aprendeu durante o ano”.

Portal da Educação

Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza, no Portal da Educação, um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. São conteúdos como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, os estudantes da rede estadual da Bahia podem incrementar os estudos a partir do Geekie Games, uma plataforma gratuita, de aprendizado adaptativo, credenciada pelo Ministério da Educação.