A comunidade escolar do Colégio Estadual Manoel Novaes, no bairro do Canela, em Salvador, foi envolvida nesta quarta-feira (5) nas letras e melodias que marcaram a vida e obra do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi. O artista foi homenageado no VI Café Filosófico e Literário – Caymmi Salvadorival, que teve a participação de estudantes dos três turnos da unidade escolar.

A diretora Vitória Eugênia Boaventura destacou que a integração entre todas as artes – plástica, musical, cênica e poética – é o grande objetivo do Café Filosófico e Literário do Manoel Novaes. “É uma oportunidade de os estudantes mostrarem os seus potenciais artísticos, tendo como eixo Dorival Caymmi que, por meio de suas composições, levou a Bahia para todo o mundo”.

A professora Mônica Lopes, uma das organizadoras e criadoras do evento, junto ao professor Joaquim Amaral, afirmou que, com este trabalho desenvolvido anualmente, se busca o resgate da identidade baiana e nordestina. “Ao elucidarmos a genialidade de Caymmi, que soube tão bem resgatar a identidade baiana por meio de suas canções, estamos ressignificando a riqueza cultural da Bahia e do Nordeste e a sua importância para a formação da cultura brasileira”.

Aluno do 2º ano, Wilian Silva, 16 anos, declamou a poesia ‘Resistência’ e destacou que o evento foi uma boa oportunidade para se expressar artisticamente. Já Gabriel de Andrade, 18, do 2º ano, deu a sua versão ao clássico ‘Marina’, de Dorival Caymmi, ressaltando a importância de divulgar a obra do compositor. “Gosto muito das canções dele porque homenageiam a Bahia e retratam o cotidiano do nosso povo”.

A programação também incluiu a presença da educadora e escritora baiana Mabel Veloso, que foi homenageada pelos seus 80 anos. A estudante Ana Freitas apresentou uma biografia de Dorival Caymmi, outros alunos declamaram poesias de suas autorias e fizeram apresentações de voz e violão. A professora Mônica Lopes ministrou palestra com o tema ‘Conhecendo Caymmi’.