Até este domingo (30), a Arena de Esportes Urbanos realiza atividades esportivas, culturais e de promoção à igualdade e cidadania na Praça do Parque Lagoas e Dunas do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador. A ação terá representantes do Instituto Loreta Valadares, ONG Guardiões Sociais, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além de advogados, que prestarão orientação gratuita à população.

A Arena de Esportes Urbanos integra o projeto Circuito Popular de Mobilização Esportiva, idealizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE) e realizado pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Secopa-BA), com patrocínio do governo federal.

As atividades são realizadas em uma estrutura montada na quinta-feira (27), das 9h às 12h e das 15h às 20h, com duração 50 minutos e turmas formadas por alunos de instituições de ensino e do Rotary e comunidade do Abaeté. As aulas abordam desde noções básicas de computação até histórias das Copas do Mundo.

Também, num salão climatizado, haverá palestra para uma plateia de 50 jovens, ministradas por educadores esportivos, que falarão sobre o universo das Copas e das curiosidades, história e legado deixado pela última edição realizada no Brasil.

Outro atrativo na Arena é o salão de jogos, que disponibiliza tênis de mesa, totó, xadrez e dama. Entre as atrações confirmadas estão às bandas locais Máquina do Mundo, Cavalo de Playboy, Grupo de Cultura Chabisco e a apresentação de Maculelê.

Outros beneficiados

Nos últimos dois fins de semana, a ação foi levada às comunidades de Periperi e Ribeira, que aproveitaram diversos aparelhos esportivos como o Giromaster, criado pela Nasa para treinamento e simulações de vôo, o Full Pipe, um enorme balanço que permite giro de até 360º no eixo vertical, além do slack line, futebol, capoeira, artesanato, taekwondô, MMA, slack line, além de shows musicais, de dança e oficinas de artesanato.