Com 171 participantes, a delegação baiana começou a embarcar nesta quarta-feira (5) para João Pessoa, onde vai disputar os Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos. A maior competição estudantil brasileira tem início na quinta (6) e termina no dia 15. Na primeira fase, das modalidades individuais, seguiram para a capital paraibana 65 alunos-atletas, além dos técnicos e dos dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os demais viajam no próximo dia 10 para as disputas coletivas.

Após o torneio classificatório, em que concorreram às vagas 877 alunos-atletas de 72 escolas públicas e 40 particulares, o estado leva para os jogos individuais e em dupla, os vencedores das seletivas de natação, atletismo (revezamento, salto em altura, lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e arremesso de peso), vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô e xadrez. Para os coletivos irão as equipes – masculinas e femininas – de vôlei, basquete, handebol e futsal.

Bronze na disputa em dupla do ano passado, em Belém, a mesatenista Joice Tavares, 17 anos, está em busca de mais resultados. A camaçariense é a 3ª colocada no rating 1 do campeonato brasileiro e atual campeã baiana da etapa de Itabuna. “Minha expectativa está mais voltada para a disputa individual. Para isso venho treinando de segunda a sexta com o técnico da seleção baiana de tênis de mesa, Maurício Moreira”. Ela ainda formará dupla com a juazeirense Julia Eloá para as demais disputas.

Recorde

A edição 2014 – etapa 15 a 17 anos – dos Jogos Escolares da Juventude bateu o recorde em número de participantes. Aproximadamente 4.700 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal estarão envolvidos na competição. O recorde anterior foi da etapa realizada em Belém, em 2013, com 4.684 participantes, sendo 3.982 atletas.

Esta será a terceira vez que João Pessoa recebe o evento. Em 2008, foi sede da etapa de 12 a 14 anos e em 2012 recebeu a de 15 a 17. Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

As competições são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com apoio do Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa. O Governo da Bahia, por meio da Sudesb, além de ter realizado as seletivas, disponibilizou as passagens aéreas para todos os integrantes da delegação baiana.