Organizadores da Ultramaratona Brasil Ride, uma prova internacional de mountain bike, vão entregar, neste sábado (22), às 9h, 15 bicicletas para os atletas do Projeto Pedal, que conta com o apoio do Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A entrega será na pista de bicicross ‘Tertuliano Torres’, localizada na Praia do Corsário, orla marítima de Salvador, com a presença do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, e do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado. As bicicletas vão servir para atender aos atletas de até dez anos de idade.

Projeto social

Criado em setembro de 2010 pela Associação de Bicicross de Salvador (ABS), o Projeto Pedal fomenta esta modalidade entre crianças e adolescentes de oito a 17 anos, integrantes da rede de ensino público municipal e estadual no município de Salvador.

“Utilizando a disciplina olímpica do ciclismo BMX como ferramenta de inclusão social, o Projeto Pedal também orienta os alunos de forma educacional, cultural e ocupacional”, destaca a presidente da ABS, Carmen Gonçalves.

Revelações

O Projeto Pedal realiza as suas atividades nos dias de quarta e sexta, pela manhã, na praça de Stella Mares; e às terças e quintas, pela tarde, na orla marítima (Pista Tertuliano Torres). “As aulas são totalmente gratuitas e nenhum tipo de taxa é cobrada dos participantes. Nem pelo uso dos equipamentos, tampouco pelas bicicletas”, explica Carmen.

O projeto já revelou campeões nacionais da modalidade. Para participar, os interessados devem residir em Salvador, estar matriculado em escolas públicas, e ter idade entre sete e 17 anos. A sede da Associação de Bicicross de Salvador está localizada no bairro de Stella Maris.

Copa Bahia

No domingo (23), às 10h30, será disputada na Pista do Corsário, na orla marítima, a etapa única da Copa Bahia de Bicicross. Nesta prova, estarão reunidos todos os pilotos e representantes do BMX da Bahia, além de alunos do Projeto Pedal.

A competição será disputada nas categorias ‘Boys’ e ‘Girls’ (até oito anos, de nove a 12 anos, e 13 a 16 anos), Elite Opem (Men 17 a 29 anos, Master, Elite), Elite Feminino, Cruiser Opem, Cruiser 30+, Iniciantes e MTBX. Os pilotos disputarão três baterias classificatórias. Os quatro melhores de cada grupo vão para a final.

Destaque

Atualmente, a Bahia ocupa uma posição de destaque no cenário nacional do bicicross, com um grande número de praticantes e atletas que têm se relevado nas provas nacionais e internacionais, com rankings expressivos. No feminino, o destaque é a soteropolitana Paola Reis Santos, revelada no Projeto Pedal.