A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), a Polícia Militar e a Transalvador realizaram, nesta terça-feira (11), na Avenida Bonocô, em Salvador, a segunda blitz de novembro para verificação da regularidade dos documentos dos veículos, que circulam no estado, incluindo o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

No total, houve abordagem de 40 automóveis, dos quais 32 foram notificados por irregularidades na documentação e outras infrações. Destes, oito ficaram apreendidos, sendo levados para o pátio do Detran. “Já estamos com um resultado bastante positivo, e as pessoas estão se mobilizando para cumprir com o seu dever. É uma blitz especial, que dá a oportunidade do cidadão regularizar na hora a documentação do veículo”, disse o coordenador do Detran-BA, major Luide Souza.

Durante as operações, o contribuinte que estiver inadimplente recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), com o valor do débito, podendo se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para regularização. O diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, Antônio Félix Mascarenhas, afirma que as operações deverão ocorrer semanalmente ao longo de novembro.

Notificação

A Secretaria da Fazenda já iniciou, em novembro, o processo de notificação dos inadimplentes com o IPVA. Caso o contribuinte seja notificado, terá que pagar multa de 60% sobre o valor original do imposto, mais o acréscimo moratório.

Enquanto não receber a notificação, o proprietário poderá regularizar a situação junto à Sefaz. Quem fizer essa opção deve se dirigir a qualquer agência ou caixa eletrônico do Bradesco, Banco do Brasil ou Bancoob, devendo apresentar o número do Renavam. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo telefone 0800 071 0071.