No próximo dia 26, os motoristas que passarem pelo posto fiscal Honorato Viana, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), localizado na BR-324, próximo ao município de Candeias, receberão orientações, das 9 às 13h, sobre cuidados com a saúde e poderão usufruir de alguns serviços médicos gratuitos oferecidos em mais uma edição do projeto Momento Saúde.

Nesta edição, o projeto aborda o tema ‘Saúde do Homem’, em consonância com a campanha ‘Novembro Azul’ de combate ao câncer de próstata. Serão disponibilizados os serviços de nutrição, fisioterapia, avaliação odontológica, psicologia, educação física, aferição de pressão, aferição de glicemia e vacinação.

A coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (NDSH/Sefaz), Tina Pamponet, explica que o objetivo do projeto é possibilitar uma pausa para que os motoristas e servidores, que atuam nos postos fiscais, possam dar atenção à saúde, já que esses profissionais vivenciam intensa rotina de trabalho, além de atender a comunidade.

Público-alvo

Lançado em 2011, o projeto Momento Saúde nos postos fiscais é resultado da iniciativa da Sefaz, por meio do Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano, em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e a Polícia Rodoviária Federal. Promover a qualidade de vida através dos cuidados com a saúde e estimular a responsabilidade social entre os servidores são os objetivos do projeto.

Fazem parte do público-alvo do Momento Saúde, além dos servidores e funcionários terceirizados dos postos, os motoristas das empresas de transporte que circulam por essas unidades da Fazenda Estadual. O projeto baseia-se na colaboração entre a Sefaz, que tem autoridade para parar os caminhões, e o Sest/Senat, que cuida das consultas.

“Os focos estratégicos do trabalho de desenvolvimento do ser humano estão voltados para a qualidade de vida e a responsabilidade social, em consonância com um dos objetivos estratégicos da Sefaz, a excelência na gestão de pessoas. Com o Momento Saúde, reunimos vários profissionais integrados, proporcionando uma ação completa de atenção à saúde”, explica Tina Pamponet.

Para a representante do Sest/Senat, Fátima Flores, a parceria com a Sefaz é fundamental para alertar os motoristas sobre os cuidados com a saúde e trazer maior qualidade de vida para estes profissionais. "O cuidado com a saúde está diretamente ligado à segurança no trânsito, pois, se o motorista não estiver bem, pode acarretar em problemas na direção e até mesmo acidentes. Nossa preocupação é orientá-los para que possam trabalhar com segurança, saúde e qualidade de vida".