As blitzes para verificação da regularidade dos documentos dos veículos que circulam no estado, incluindo o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), foram retomadas na terça-feira (4), em Salvador. Na primeira operação, realizada em frente ao Parque da Cidade, no Itaigara, em Salvador, foram abordados 60 automóveis, sendo 42 autuados e 14 apreendidos por falta de documentação regular, conforme prevê o Código Nacional de Trânsito. A blitz, realizada conjuntamente pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), Detran-BA, Polícia Militar e Transalvador, terá continuidade ao longo do mês de novembro.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), com o valor do débito, podendo se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para a regularização. O diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Félix Mascarenhas, afirma que as operações deverão ocorrer, em média duas vezes por semana, por tempo indeterminado.

Notificação para inadimplentes com o IPVA

A Sefaz-Ba já iniciou, em novembro, o processo de notificação dos inadimplentes com o IPVA. Caso o contribuinte seja notificado, terá que pagar multa de 60% sobre o valor original do imposto, mais o acréscimo moratório.

Enquanto não receber a notificação em casa, o proprietário poderá regularizar a situação junto à Sefaz. Quem fizer essa opção, deve se dirigir a qualquer agência ou caixa eletrônico do Bradesco, do Banco do Brasil ou do Bancoob, com o número do Renavam. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo 0800 071 0071.