O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), recebeu uma homenagem do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) por fomentar políticas de aprendizagem e de primeiro emprego na Bahia. A entrega do diploma de mérito e agradecimento aconteceu durante a cerimônia de inauguração das novas instalações do órgão, na Avenida Tancredo Neves, no bairro Caminho das Árvores, em Salvador, na noite de terça-feira (25).

O programa estadual de incentivo ao primeiro emprego – o Mais Futuro – é uma parceria entre a Saeb e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e contempla adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, oriundos de escola pública e em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inserção no mercado de trabalho formal. Também responsável por ampliar a oportunidade do primeiro emprego via formação técnico-profissional.

Formação

A capacitação teórica é composta de matérias de formação geral e ainda de disciplinas específicas da unidade de atuação, que qualificam o jovem para atuar na função de assistente administrativo. O contrato contempla benefícios – remuneração, vale transporte, auxílio-lanche, plano de saúde – e vigência de dois anos, além da garantia de todos os direitos trabalhistas. Os jovens participantes da iniciativa são oriundos do Banco de Aprendizes do Governo do Estado, resultado do processo seletivo simplificado realizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

“O Ciee, com toda a sua experiência, profissionalismo e zelo tem ajudado e muito no fortalecimento deste programa. Falo, em nome dos outros parceiros reconhecidos pela instituição, do nosso agradecimento e empenho de todos do centro na condução de uma ação muito importante em um país como o nosso, que é a de inclusão social", afirmou o secretário Edelvino Góes durante a cerimônia.

Centro

Presente na Bahia há 33 anos, o Ciee completa 50 anos este ano, disponibilizando oito mil vagas mensais para aprendizes e estagiários. Além do serviço para intermediação de mão de obra, atua com a capacitação profissional, tendo formado, em 2013, 60 mil jovens.

Atualmente, são 350 unidades em todo o país e 2,5 mil parceiros das iniciativas pública e privada. "Nossa atividade primordial é atender à inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho, auxiliando no exercício da sua cidadania", disse o presidente executivo do Ciee, Luiz Gonzaga Bertelli.