A Campanha Novembro Azul intensifica, neste mês, a prevenção da saúde do homem, em particular contra o câncer de próstata. Nesta segunda-feira (17) comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e, em Salvador, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), em parceria com as secretarias da Saúde do Estado e do Município, realizará, de 20 a 28 de novembro, uma série de palestras para esclarecer a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata.

Na quinta (20), às 14h, a Biblioteca de Extensão realiza, no espaço de leitura da Penitenciária Lemos Brito, um bate papo com Isabela Fernandes e Igor Mota, no qual eles esclarecerão dúvidas de detentos da unidade. Já no dia 21, às 15h, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Rio Vermelho) recebe as palestrantes Andrea Antunes e Simone Coelho. No dia 25, às 15h é a vez das palestrantes Andrea Antunes e Simone Coelho abordarem o tema na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul).

No dia 27, às 15h, a Biblioteca Monteiro Lobato (Nazaré) promove o bate papo com Isabela Fernandes e Igor Mota. Encerrando as atividades, as palestrantes Andrea Antunes e Simone Coelho fazem o bate papo no dia 28, às 15h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) sobre a prevenção do câncer de próstata – todas as atividades são gratuitas

A Secretaria da Saúde (Sesab) vem trabalhando com a proposta inclusiva e alinhada à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Ministério da Saúde – 2009), visando facilitar e ampliar o acesso às ações e aos serviços de atenção integral à saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), destinados ao atendimento de homens entre 20 e 59 anos. As ações visam incentivar os homens a buscarem os serviços de saúde também como espaços para que sejam acolhidos como sujeitos de direito à saúde.