A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Fundação Pedro Calmon, colocará à disposição da população a Biblioteca e Memorial do Meio Ambiente Milton Santos. A inauguração acontecerá nesta quarta-feira (26), às 15h, na Biblioteca Pública da Bahia, nos Barris, com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, de Cultura, Albino Rubim, além da diretora da Fundação Pedro Camon, Fátima Fróes.

A Biblioteca e Memorial do Meio Ambiente Milton Santos contará com mais de 17 mil publicações, além de uma moderna infraestrutura e acervo disponível em meio digital. "A proposta é disponibilizar um espaço em que os visitantes possam interagir virtualmente, por meio de equipamentos modernos de informação", explicou o secretário da Sema, Eugênio Spengler, destacando que para atingir este objetivo, serão adquiridos equipamentos como totens e mesas touchscreen de alto nível de interatividade.

A iniciativa da criação da Biblioteca e Memorial surgiu da necessidade de integrar, no mesmo espaço, duas estruturas já existentes: A Biblioteca do Meio Ambiente Paulo Jackson, sediada no antigo Inema Itaigara, e o Memorial do Meio Ambiente Professor Milton Santos, localizado na Rua do Carmo, no Centro Histórico. Os novos equipamentos serão alimentados com dados sobre a ocupação do território baiano do século XVI ao XXI, as principais características dos biomas baianos e a evolução ambiental do estado da Bahia. O espaço disponibilizará também informações sobre a vida e a obra do Professor Milton Santos, abordando suas principais produções intelectuais e a influência do seu pensamento para o meio ambiente. "O visitante contará com um banco de dados para pesquisa com referências sobre o meio ambiente e assuntos relacionados, podendo efetuar buscas por título, assunto ou autor", destaca Spengler.

Para a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas da Bahia (FPC), Maria Cristina Santos, a instalação de uma biblioteca com esta temática traduzirá os esforços de desenvolvimento e dinamização deste equipamento cultural. “Essa nova estrutura proporcionará a ampliação dos serviços e produtos, bem como contribuirá na democratização do acesso especializado na temática socioambiental”, afirmou.

"A nova proposta conceitual da Biblioteca e Memorial do Meio Ambiente Milton Santos, além de oferecer à população mais oportunidade de acesso à temática ambiental do estado, também contará com um calendário de eventos que pretende construir, junto com a sociedade, maior difusão de conhecimentos relacionados à temática socioambiental", explicou a diretora de Estudos Avançados em Meio Ambiente, Kitty Tavares.