Até o final de novembro, o III Encontro das Culturas Negras continua com programação em espaços da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) na capital e interior baiano, que contempla práticas culturais diversas, aliadas a atividades políticas e de resistência. Em Salvador, o movimento ‘Solar da Resistência’, no Centro Cultural Solar Boa Vista, situado no bairro de Brotas, em Salvador, segue a todo vapor.

Nesta terça (18), às 19h30, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo exibe o filme ‘Mandinga em Manhattan’, de Lázaro Faria, e na quarta (19), a partir das 8h, continua a gravação do programa ‘Playback’. Ainda na quarta acontece a abertura da ‘Exposição Iconográfica e Fotográfica Tributo a Maria Felipa de Oliveira’.

Esta sexta-feira (21) é dia de samba com o lançamento do CD ‘Sambas Baianos’, do cantor e compositor Paulo Raykil. No sábado (22), a música e poesia ficam por conta do espetáculo ‘Ubuntu: Ojú Òná – O Caminho’.

Porto Seguro, Valença e Alagoinhas

No Centro Cultural de Porto Seguro (extremo sul da Bahia), como parte do festival ‘Semana da Consciência Negra’, acontece desde a última segunda-feira (17), as exposições ‘Abdias Nascimento’ (Ipeafro-RJ) e ‘As Áfricas’. Já na quinta (19) ocorre a ‘Mostra de Cinema Cultura e Resistência Negra no Brasil’, às 10h, 15h e 19h. No mesmo dia, às 20h, o centro vai se transformar na passarela para o ‘Desfile Beleza Negra: A mais bela chama da África’

Para o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro -, às 9h, esta programada, no centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença (baixo sul), a abertura da exposição e ocupação ‘Arte Negada’, com artistas da região. A ocupação contempla teatro, performances, recital de poesias, apresentação de música, dança e exibição de vídeos.

Em Alagoinhas, na região nordeste da Bahia, a ‘IV Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano’ dá continuidade às atividades com oficinas de grafite, de técnica e edição de fotografia, além de ‘Contação de Histórias Griot’. O festival inclui shows de samba, rock, espetáculos de dança e mesas redondas sobre o ‘Estudo da Negritude’, realizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Promoção da igualdade racial

Todos os eventos integram a programação do Novembro Negro, que reúne uma série de iniciativas do Governo do Estado há oito anos, com o propósito de fortalecer ações de promoção da igualdade racial.

A novidade deste ano é o ‘Circuito de Artistas Credenciados’, que promove nos espaços culturais da capital e interior shows e espetáculos variados de artistas contemplados no edital de credenciamento realizado pela Secult em abril deste ano. A programação completa da Celebração das Culturas Negras está disponível no site.