A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Petrobras, programou uma série de atividades no mês de novembro para os pescadores baianos. As ações fazem parte do projeto ‘Pescando Saberes’, que visa melhorar as condições de trabalho e renda dos pescadores artesanais e marisqueiras residentes próximos ao Terminal de Regaseificação de Gás Natural da Petrobras.

Estão previstas oficinas de saúde, com exames clínicos e palestras educativas, e oficinas de gestão voltadas para otimizar os recursos já entregues aos profissionais da pesca. Nesta primeira quinzena de novembro, as oficinas vão acontecer nas cidades de São Francisco do Conde e Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Os trabalhos, iniciados em outubro, continuam nesta sexta-feira (7), em São Francisco do Conde. Uma equipe multidisciplinar atenderá cerca de 300 famílias de pescadores da Associação de Marisqueiras e Pescadores, orientando-as quanto aos principais dificuldades dos profissionais e fazendo exames clínicos. Caso sejam identificados problemas de saúde mais complexos, eles serão encaminhados para realização de exames no sistema público de saúde.

“Estamos levando quatro técnicos de enfermagem, três médicos, dois fisioterapeutas e um nutricionista para juntos [contribuir na] melhoria da qualidade de vida dos pescadores. Além dos exames, serão ministradas palestras sobre alimentação saudável e correção postural”, explica a coordenadora técnica de promoção social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos. A mesma ação acontecerá para as comunidades de Muribeca (nos dias 13 e 14 deste mês) e Ilha das Fontes (18 e 19), ambas em São Francisco do Conde.

Gestão

Também nesta sexta-feira (7), os pescadores participarão de uma ‘Oficina de Gestão’, onde terão oportunidade de aprender sobre as melhores práticas de administração dos recursos que já receberam do projeto ‘Pescando Saberes’. “A cessão de equipamentos para os pescadores baianos sempre é acompanhada de um trabalho de assistência técnica e de orientação para o bom uso das ferramentas, sejam voltadas para a segurança dos profissionais ou para o aumento da produtividade”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Segundo ele, desde junho, a Bahia Pesca e a Petrobras entregaram 30 embarcações de fibra de vidro, 30 freezers, além de apetrechos de pesca, como facões, redes e gaiolas, aos pescadores e marisqueiras de São Francisco do Conde e Madre de Deus. Outras oficinas de gestão acontecerão em Madre de Deus (nos dias 10, 11, 17 e 18 próximos) e em Saubara (28 e 29), beneficiando mais 200 famílias de pescadores e marisqueiras.