Integrando a programação do Dia Mundial do Diabetes, a peça “Xô, Dona Hipo”, de autoria da enfermeira do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Maria das Graças Velanes de Faria, coordenadora da Codar (Educação e Apoio à Rede), será apresentada na “Sextazul”, nesta sexta-feira (14), no Cedeba. Marcada para ser realizada de 9h às 11h, e das 13h às 14h, a montagem tem como proposta divulgar a importância dos cuidados na prevenção da hipoglicemia.

Com oito atores, todos agentes comunitários de saúde do Centro de Saúde Major Cosme de Farias, sob a supervisão da enfermeira Maria de Fátima Leal, do PACS (Agentes Comunitários de Saúde), a peça conta a história de um grupo de amigos que sai para assistir ao jogo Bahia x Vitória, e uma das participantes sente-se mal: tonturas, sudorese, náuseas. Os sintomas que podiam sugerir um quadro de hipotensão (pressão baixa), no caso em questão, foi identificado sem dificuldade como hipoglicemia, porque a pessoa sofre de diabetes. E mais: trabalhou além do horário normal e não fez as refeições nos horários corretos, ficando por longo período sem se alimentar. Mas, como aprendeu a reconhecer os sinais que indicam a queda do açúcar no sangue, o atendimento foi rápido. Ela trazia mel na bolsa e, com o uso da substância, o açúcar voltou ao nível normal.

A agente comunitária de saúde Fabiana Ferreira, responsável pelos ensaios do grupo, destaca que “ao passar a informação de maneira lúdica, a aprendizagem se dá de forma mais natural”. Ainda segundo a agente, é muito importante que o paciente diabético carregue o cartão de identificação, porque facilita o atendimento imediato. O paciente precisa aprender a prevenir a hipoglicemia, fazendo as refeições em pequenos intervalos, de acordo com a orientação do plano alimentar.