A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), por meio da Coordenação Ambulatorial e de Farmácia, realiza no próximo dia 20 um seminário voltado para pacientes e familiares com doença falciforme. O objetivo é esclarecer os aspectos clínicos da doença, promover e incentivar a troca de experiências, informar sobre os medicamentos utilizados e tirar dúvidas relacionadas ao tratamento.

O evento será realizado das 8 às 12h, no auditório do Hemocentro Coordenador da Hemoba, localizado na Avenida Vasco da Gama, s/n, na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (71) 3116-5678/5679 ou e-mail consulta.ambulatorio@hemoba.ba.gov.br.

A doença falciforme é uma das enfermidades hereditárias mais comuns no Brasil e apresenta, já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas importantes, o que representa um sério problema de saúde pública no país.

Na Bahia, o tratamento e acompanhamento são realizados na capital, no centro coordenador da Hemoba, por hematologistas. O paciente deve comparecer com a documentação necessária, incluindo o encaminhamento do médico que realizou o diagnóstico da doença (solicitação para que a pessoa receba o tratamento).