A campanha ‘Deam Itinerante nos Bairros’, promovida pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Brotas) como parte do movimento internacional ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’, chegou ao bairro do Garcia, nesta sexta-feira (28). Durante todo o dia, profissionais da Deam estão informando ao público presente na Praça do Garcia, em Salvador, sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, e a atuação da delegacia no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.

Segundo a delegada titular Ana Virgínia Paim, a ‘Deam Itinerante’ foi aberta na terça-feira (25) – Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres -, no Largo da Madragoa, na Ribeira. Na quarta (26), as atividades ocorreram na Associação de Moradores Santa Luzia, no Engenho Velho de Brotas. O encerramento ocorrerá em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, com o Seminário do Setor Psicossocial, no auditório da Deam/Brotas, realizado com apoio da Academia de Polícia do Estado da Bahia (Acadepol).

Ana Virgínia Paim explica que a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” mobiliza cerca de 150 países, constituindo-se numa importante estratégia para sensibilização sobre todas as formas de violência de gênero. No Brasil, a campanha começa anualmente em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para destacar a discriminação sofrida pelas mulheres negras.