Um falso dentista, que atendia em média 20 pacientes por mês, teve o consultório clandestino desativado, nesta quarta-feira (12), durante operação realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba). O consultório funcionava na residência do golpista, no bairro de Itapuã, em Salvador.

Segundo a delegada Débora Freitas, titular da Dececap, Wellington Santana dos Santos, 30 anos, não tem formação acadêmica na área de odontologia, mas estava cobrando valores em torno de R$ 70 para realizar clareamento, aplicação de flúor, restaurações e colocação de aparelhos ortodônticos, sem qualquer conhecimento técnico.

Diversos materiais e instrumentos de uso exclusivo de cirurgiões dentistas – ‘braquetes’, borrachas ortodônticas, bisnagas de ácido fosfórico e alicates ortodônticos – foram apreendidos no consultório clandestino montado por Wellington, na Rua Afonso Baqueiro, esquina com a Avenida Dorival Caymmi.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 1ª Vara Criminal depois do encaminhamento de diversas denúncias à unidade sobre a atuação ilegal de Wellington. Ele foi indiciado por exercício ilegal da profissão e pode pegar até dois anos de prisão. Todo material apreendido foi encaminhado para perícia.

“Esta prática danosa, que constitui crime contra a saúde pública, pode ser denunciada à Dececap e ao Croba pelo telefone 3114-2506 e e-mail fiscalização@croba.org.br”, orienta Débora Freitas. O falso dentista tinha passagens pela polícia por receptação e tráfico de drogas.