Uma operação deflagrada pelo Departamento de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, desarticulou, na sexta-feira (14), uma quadrilha liderada pelo traficante André de Sousa Malaquias, 35 anos, considerado um dos principais fornecedores de cocaína, crack e maconha do estado. André, que já estava custodiado no Presídio de Salvador desde agosto, foi comunicado do novo mandado de prisão durante a operação.

Edvaldo Pinho Santos, 49, Jadson Santana da Paz, 22, e Marco Antônio dos Santos Campos, 43, comparsas de André, também foram presos em cumprimento a mandados de prisão, nos bairros Fazenda Grande do Retiro, Itinga e Imbuí, onde os policiais cumpriram ainda mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara de Tóxicos de Salvador.

Marcel Bandeira de Oliveira, 36, outro integrante da quadrilha, também teve o mandado de prisão cumprido no Complexo da Mata Escura. Na casa dele, no bairro de Ondina, os policiais apreenderam uma pistola 765.

Apresentação à imprensa

Mais duas armas – um revólver de calibre 38 e uma espingarda calibre 28 -, além de uma porção de maconha a granel, foram apreendidos numa locadora de veículos, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, pertencente a Valter Fernandes de Andrade, preso em flagrante por posse ilegal de arma. Depois de pagar fiança, ele foi liberado.

Segundo o delegado Luiz Sampaio, do Denarc, que detalhou a operação para a imprensa nesta segunda-feira (13), no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba, as investigações conduzidas pelo Denarc indicam que André Malaquias tem ligações com quadrilhas de traficantes que atuam no Sul do país.

Investigações continuam

As investigações prosseguem e outros integrantes da organização criminosa são procurados. Maurício Rolemberg Cordeiro do Nascimento, 40, Rômulo Sousa de Oliveira, 37, Adriano Vieira Pitanga Jesus, 32, e Leandro de Jesus Carvalho Santos, 29, estão foragidos.

Cerca de 100 policiais do Denarc, do DHPP, da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, participaram da ação na sexta-feira.

Grandes apreensões

André de Sousa Malaquias foi preso por policiais federais, em agosto deste ano, na Avenida Garibaldi, em Salvador, transportando 954 quilos de maconha e três quilos de cocaína. A polícia acredita que outros 123 quilos de crack, apreendidos em Itinga durante operação conjunta das polícias Federal e Civil, em junho, também pertenciam ao traficante.