Quinze municípios do Território de Identidade do Baixo Sul se reúnem, na próxima terça-feira (2), na Câmara de Vereadores de Ibirapitanga, para participar do Encontro Regional de Desenvolvimento da Agenda Municipal do Trabalho Decente, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o apoio das prefeituras locais.

Das 8 às 17h gestores, trabalhadores, empregadores e lideranças municipais vão discutir conceitos do trabalho decente e estratégias de implantação de agendas. A ação envolve os municípios de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá, Valença, Cairú, Jaguaripe, Aratuípe, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Gandu, Piraí do Norte e Ibirapitanga.

Os encontros regionais já foram realizados em Salvador e nos Territórios do Médio Sudoeste e do Sisal. Assessora Especial da Setre, Patrícia Lima, afirma que o objetivo é preparar pessoas para desenvolver em cada município, onde os gestores demonstrem interesse, uma Agenda Municipal de acordo com as diretrizes da Agenda Nacional e da Agenda Bahia de Trabalho Decente.

“Essa Agenda deve garantir o diálogo social com trabalhadores, empregadores, sociedade civil e outros atores do mundo do trabalho, estimular a integração das ações, dentro de uma visão geral do orçamento, e provisionar recursos para concretizar a Agenda Municipal de Trabalho Decente”, explica Lima.

Uma Agenda Municipal, ainda segunda a coordenadora, viabilizará uma maior integração entre as ações e atores voltados à melhoria das condições de trabalho, além de promover a ampliação, criação e aperfeiçoamento das políticas do trabalho. “O pacto vai estabelecer um canal direto de diálogo entre trabalhadores, empregadores, sociedade civil, pesquisadores, órgãos de fiscalização e os gestores públicos municipais”.

O encontro no Baixo Sul terá duas atividades – aplicação do Módulo de Treinamento para a Construção de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente e a realização de uma oficina sob a orientação de Patrícia Lima.