Mais 120 jovens estão qualificados para ingressar no mercado de trabalho depois de passar pela capacitação do Programa Trilha, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A certificação foi realizada nesta quinta-feira (27), em evento no Centro Social Urbano (CSU) do bairro de Narandiba, em Salvador. Na sexta-feira (28), as certificações continuam em Salvador e Vitória da Conquista, na região sudoeste.

O orador da turma, Luan Souza, 18 anos, fez o curso de técnica de vendas e acredita que sua proatividade e desenvoltura, aliadas ao conhecimento adquirido nos quatro meses de curso, vão facilitar seu ingresso no mercado de trabalho. “Além da parte técnica, a gente aprende como lidar com as diferenças e a respeitar os limites e direitos das pessoas”. Os jovens foram certificados nos cursos de técnicas de vendas (60 jovens) e operador de telemarketing (60).

Mais certificações

Na capital, serão certificados, no curso tecnologia da informação, 100 educandos. A solenidade será às 8h, no Colégio Estadual Praia Grande, localizado na Rua Rosalvo Barbosa Romeu, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Em Vitória da Conquista, serão certificados 150 jovens nos cursos de comunicação cultural (20), operador de caixa (30), introdução ao vídeo (20), beleza e estética (30), técnica de vendas (30) e montador e reparador de computadores (20). A solenidade ococerrá no Instituto Oficina da Cidadania.

Por meio dos com cursos oferecidos gratuitamente, o Programa Trilha beneficia jovens entre 16 e 29 anos, sem emprego formal e em situação de risco social. Com duração de 400 horas, o programa certificará este ano mais de dois mil jovens, em 20 municípios baianos.