A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) está comemorando os resultados do biênio 2013-2014 do Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho (Trilha). Realizado em nove Territorios de Identidade, atingindo 25 municípios, o programa contemplou os beneficiários do programa Bolsa Família, com idade entre 16 e 29 anos, atendendo demandas identificadas por diversos segmentos produtivos, como indústria naval, turismo, comércio, serviço, esporte, arte e cultura.

Instituído em 21 de outubro de 2008, pelo Decreto Estadual 11.262, o Programa Trilha envolve ações integradas de educação, trabalho, agricultura e desenvolvimento social, utilizando de recursos da União e do Tesouro Estadual, através do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Os jovens beneficiados pelo Trilha recebem bolsa-auxílio, auxílio transporte, material didático e lanche. Segundo a Coordenadora de Programas e Projetos Especiais da Setre, Rosane Porto, o foco de inserção dos jovens do Programa é o emprego formal, autoemprego, empreendedorismo e a economia solidária.

Demandas

No biênio 2013-2014 foram ofertados 37 cursos, com carga horária de 400 horas/aula, sendo 100 de Qualificação Social, 250 de Qualificação Profissional, e mais 50 para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC). A definição dos municípios, bem como o quantitativo de vagas ofertadas levaram em consideração os municípios com demanda e potencial econômico que justificassem a oferta dos cursos, particularmente os distritos industriais do Estado, e os empreendimentos públicos e privados vinculados às obras do PAC, o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, o Porto Sul, as obras do programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Foram consideradas, também, as demandas da área de influência dos eventos esportivos internacionais, incluindo, sobretudo, incentivo às formações com foco na indústria criativa, no comércio e turismo. O Programa Trilha buscou, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento social e profissional dos jovens, incentivando a execução de atividades empreendedoras, criativas e inovadoras, buscando a diversidade, fortalecendo o protagonismo dos jovens.

Resultados

Segundo Rosane Porto (Setre), “no que tange aos resultados apresentados pode-se observar uma maior participação dos alunos na construção do conhecimento em sala de aula; no posicionamento em relação ao objetivo final do curso (carreira); na construção efetiva do TFC Trabalho de Final de Curso); e na participação nos processos seletivos intermediados pelo SineBahia”. Segundo registros dos alunos nos formulários de avaliação do programa, foram assinalados que “mais de 74% dos jovens ficaram satisfeitos com o curso; 90% acreditam que o Programa contribuiu para o crescimento pessoal e profissional; e 88% afirmaram que o curso irá favorecer na inserção no mundo do trabalho”, aponta o relatório.

Os jovens mostraram, também, que optam por cursos que envolvem atividades vinculadas ao setor de Turismo ou de Serviços. “Eles querem cursos em que parte da carga horária seja destinada à aprendizagem de outro idioma (inglês ou espanhol), e que proporcionem o desenvolvimento de atividades geradoras de renda, como o empreendedorismo e o emprego autônomo (tecnologia da informação, beleza e estética, entre outros)”, assinala Rosane Porto.

Para acrescentar em seguida – “o despertar dos jovens para a possibilidade de geração de renda, através de pequenas ações empreendedoras ou mesmo como trabalhador autônomo, foi o grande incentivo na construção do Trabalho Final de Curso (TFC), com a expressiva participação de 82% dos jovens qualificados”. A Coordenadora de Programas e Projetos Especiais da Setre sinaliza, ainda, que cursos como os de cabeleireiro, manicure, manutenção de microcomputadores e rede, servem de exemplo de como os alunos, mesmo antes de concluir a formação, propriamente dita, já se encontram atuando no mundo do trabalho.

Municípios

Nesta iniciativa de qualificação da Setre, foram contemplados os municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Itaparica, Mata de São João, Cruz das Almas, Saubara, Nazaré, Muritiba, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Feira de Santana, Alagoinhas, Gandú, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro,Valença e Vitória da Conquista. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram oferecidas 1.590 vagas para a capital, 100 para Lauro de Freitas, 100 para Camaçari, 100 para Itaparica e 50 para Mata de São João.

Cursos

Os cursos ofertados gratuitamente foram para Agentes de Cultura, Atendente de Farmácia (noções de espanhol), Atendente de Lanchonete (noções de espanhol), Cabeleireiro (a), manicure e maquiagem, Caldeireiro, Camareiro (a) (com noções de espanhol ou inglês), Capotaria Náutica, Comunicação Visual, Confeccionista (modista), Copeiro (a)/Organizados de cozinha (com noções de espanhol), Curso de Webdesign,Facilitador de Atividades Esportivas e de Lazer, Gastronomia, Governanta em Meios de Hospedagem (com noções de espanhol ou inglês).

Também houve cursos de Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Introdução à Fotografia, Introdução à Produção Cultural, Introdução ao Vídeo, Mecânica Náutica, Mobilização de Redes Sociais, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Caixa (com noções de espanhol). Operador de Telemarkting (com noções de espanhol ou inglês), Pintura Náutica, Recepcionista de Hotel (com noções de espanhol ou inglês), Soldador de Tubulação, Técnico de Vendas do setor automotivo (com noções de espanhol ou inglês), Técnico de Vendas do setor de vestuário e calçados (com noções de espanhol).