‘Educar para Transformar e Transformar para Educar’ foi o tema escolhido para a audiência pública que deu início à construção da Agenda Municipal do Trabalho Decente de Serrinha, na região nordeste da Bahia. Reunidos nesta quinta-feira (6), no auditório da Universidade Norte Paraná (Unopar), representantes de diversas entidades firmaram um pacto para a estruturação da agenda municipal, que vai ser baseada nas diretrizes estaduais e nacionais, mas priorizando a realidade do Território do Sisal.

A assessora especial da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lacerda, destacou que “a semente que está sendo plantada, através do diálogo social com trabalhadores, empregadores, e outros atores do mundo do trabalho, deverá produzir bons frutos”.

Estavam presentes na mesa de abertura o juiz Murilo Oliveira, representando a Associação de Magistrados da Bahia (Amab); Edvaldo Teixeira, representante do prefeito de Valente, Osni Cardoso; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Luiz Sena; a representante da secretaria municipal de Educação, Núbia Silva; entre outros parceiros.

Na oportunidade, Patrícia Lacerda e o representante da prefeitura assinaram um memorando de entendimento para a elaboração, promoção e implementação da agenda no município. Após a apresentação sobre os conceitos norteadores, houve uma divisão dos participantes em quatro grupos e eixos de trabalho para a discussão de diversos temas. No final, foi criado um grupo de trabalho executivo que deve assegurar recursos para a concretização da Agenda Municipal do Trabalho Decente.