O Projeto Ação Integrada, criado pelo Mato Grosso, e que está sendo replicado no estado sob o nome de ‘PAI-Bahia’, foi apresentado, nesta semana, aos gestores públicos e aos trabalhadores do município de Anagé, no centro sul do estado, em ação realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com a chancela da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Nas segunda e terça-feira, (17 e18) o evento reuniu a prefeita Andrea Oliveira, secretários municipais, representantes do Comando da Policia Militar, Policia Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, entre outras entidades.

A apresentação do PAI-Bahia foi iniciada com uma abordagem da Agenda Bahia do Trabalho Decente e o conceito de trabalho escravo, pela coordenadora de Relações do Trabalho da Setre, Jessevanda Galvino. O representante da OIT, Antonio Melo, fez a apresentação oficial do projeto.

Cras e Creas

Na tarde de segunda-feira foi realizada uma reunião com os coordenadores dos centros de Referência da Assistência Social (Cras) e de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), que teve a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para nivelar o monitoramento das famílias a serem beneficiadas pelo ‘PAI-Bahia’. Na terça ocorreu a primeira etapa do projeto referente à abordagem dos trabalhadores com acolhimento dos mesmos. Ainda no final de novembro, estão previstas visitas em três municípios baianos.

Para o representante da OIT, Antonio Melo, esta primeira ação no município de Anagé, distante 560 quilômetros da capital baiana, foi muito importante pelo caráter multidisciplinar. A iniciativa da implantação do Projeto Ação Integrada, na Bahia, tem apoio direto de três secretarias estaduais – Setre, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), parceria formalizada por meio de portaria que instituiu o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI).

Metodologia

A metodologia aplicada ao projeto utiliza banco de dados dos resgatados das ações do Ministério do Trabalho e Emprego. A partir deste banco de dados é feito o perfil dos trabalhadores, por meio da abordagem em suas localidades de residência em parceria com o município.

Com o diagnóstico levantado, são oferecidos cursos profissionalizantes e educativos aos que se mostrarem aptos e dispostos a participar do projeto, além de condições para inserção em empresas durante a qualificação. O projeto parte da premissa de que a educação aliada à qualificação profissional é fator fundamental para inserção e permanência dos trabalhadores no mercado de trabalho