O sistema informatizado de monitoramento do Programa Bahia do Trabalho Decente, desenvolvido pela equipe técnica de informática da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), deve servir de modelo para monitorar todos os planos estaduais de combate ao trabalho escravo. A proposta foi discutida nesta terça-feira (11) durante o 3º Encontro Nacional de Comissões de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetraes), que acontece até esta quarta-feira (12), em São Paulo.

“Começamos a fazer o monitoramento em 2013, quando a Setre desenvolveu um sistema para acompanhamento das ações, e apresentamos neste encontro nacional, tendo sido bastante elogiado pelos participantes. A ideia é que seja replicado em outros estados”, disse a assessora especial da Setre e coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, que participa do evento.

Na segunda-feira (10), o Projeto Ação Integrada Bahia, de combate ao trabalho escravo, coordenado pela Setre, foi apresentado no encontro, que acontece na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Criado no Mato Grosso, com a finalidade de qualificar trabalhadores resgatados de trabalho análogo ao escravo, a iniciativa começou a ser replicada na Bahia no ano passado, com 21 trabalhadores resgatados em Minas Gerais.

Em São Paulo, o encontro promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a ONG Repórter Brasil, busca analisar a situação do combate ao trabalho escravo contemporâneo. Também estão na pauta as conquistas e os desafios nas cinco regiões do país, a implementação dos planos estaduais e a construção de uma rede nacional de comissões, que atue em cooperação com a Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

Economia Solidária

Também em São Paulo, o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, participou nesta terça-feira (11) de uma oficina nacional da Rede de Gestores de Políticas Publicas de Economia Solidária, que acontece, no Vitória Hotel Concept, na cidade de Campinas. Além dele, participam do evento o superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa, e a coordenadora de Divulgação e Fomento, Tatiana Reis.

Promovido em conjunto com a 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o encontro da Rede de Gestores faz uma reflexão sobre os temas da III Conferência Nacional de Economia Solidária (III Conaes), que acontece entre os dias 26 e 29 próximos, em Brasília, com base nas oficinas regionais e nas conferências municipais, regionais e estaduais realizadas ao longo do ano.